Filho de Milton Nascimento revela diagnóstico de demência do cantor

Artista de 82 anos tem demência por corpos de Lewy

Por Kleber Karpov

O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, um distúrbio neurodegenerativo que afeta o pensamento, o movimento e o comportamento. A informação foi revelada por seu filho, o empresário Augusto Nascimento, em uma publicação em rede social na qual detalhou a progressão dos sintomas do artista, que já convivia com um diagnóstico de Parkinson desde 2022.

Segundo Augusto, os primeiros comportamentos diferentes de Milton surgiram no final do ano passado, com as alterações se acentuando ao longo do tempo. Um episódio de desidratação, fruto da dificuldade do cantor em se alimentar e ingerir líquidos, exigiu apoio médico e acelerou a investigação que levou ao diagnóstico. A demência por corpos de Lewy (DCL) é o terceiro tipo mais comum de demência e tem sintomas parecidos com os do mal de Alzheimer e, nas questões motoras, ao Parkinson.

Diálogos silenciosos

Augusto Nascimento compartilhou de forma emocionada as mudanças na relação com o pai. “Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, escreveu.

Ele relatou o fim de hábitos da dupla, como as ligações durante viagens a trabalho e a curiosidade do pai sobre o cotidiano. Em maio, pai e filho fizeram uma viagem de motorhome pela Europa, descrita por Augusto como uma “despedida desses momentos”. “De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida”, afirmou, destacando que, apesar das limitações, Milton dizia que “havia sido a melhor viagem da vida dele.”



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Destaques

STF deve julgar revisão judicial de valores pagos pelo SUS a hospitais privados

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Primeira edição do Grammy Fono premia profissionais de destaque no DF a partir do voto popular

Por Kleber Karpov O Distrito Federal recebe a primeira edição...

Telemedicina: acesso à saúde sem sair de casa

Cuidar da saúde ficou muito mais prático com os...

Ministério da Agriculgura declara emergência zoossanitária em quatro municípios de SC após foco de Newcastle

Por Kleber Karpov O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)...

Celina Leão critica politização em paralisação de professores a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...