23.5 C
Brasília
24 jan 2025 23:44

Fepecs adota primeira política de gestão de riscos

Iniciativa da Fepecs contou com ajuda da CGDF e vai atender à nova Lei de Licitações, que entra em vigor no próximo ano

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) tornou pública, nesta sexta-feira (15), a primeira política de gestão de riscos da instituição, que foi elaborada com orientação da Coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade (Coris), da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), e aprovada pelo Comitê Interno de Governança (CIG).

“A matriz de risco vai ajudar a enxergar, evitar e minimizar riscos. Mas, caso o risco aconteça, nos dá a possibilidade de observar e entender quais consequências esse risco traz”Laís Nogueira Figueiredo, gerente de Planejamento e Controle Interno

Considerada essencial pelas áreas de planejamento e controle interno da Fepecs, a política foi instituída de maneira inédita, a partir de oficinas promovidas pela CGDF, que serviram de consultoria àqueles setores. Auditores do órgão de controle apontaram a melhor maneira de adequar o mapeamento de riscos às necessidades e realidade da instituição, a fim de que o resultado fosse promissor.

Após todo o trabalho de construção da política de riscos, o documento foi apresentado ao CIG durante uma reunião que, além de aprová-lo, definiu também a criação da primeira matriz de risco e, estabeleceu que os trabalhos começassem pela Unidade de Administração Geral (UAG), sendo seu escopo na parte de contratação e convênios.

A gerente de Planejamento e Controle Interno da Fepecs, Laís Nogueira Figueiredo, explica: “A matriz de risco vai ajudar a enxergar, evitar e minimizar riscos. Mas, caso o risco aconteça, nos dá a possibilidade de observar e entender quais consequências esse risco traz”.

O objetivo dessa política é não só mitigar os riscos assumidos pela instituição, mas também estabelecer aqueles que são aceitáveis e que, por si só, não implicam desafios de grande porte. Além disso, a política vai atender à nova lei de licitações, que entra em vigor no próximo ano e exige que seja feita uma análise de riscos prévia para todas as contratações.

Segundo o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da fundação, Evandro Martins Medeiros, “essa política contribuirá com as necessidades da nova legislação e, ao mesmo tempo, atenderá a uma demanda de governança”.

CIG

O Comitê Interno de Governança (CIG) é fruto de uma parceria com a CGDF que, no início deste ano, ofereceu suporte para voltar aos trabalhos que haviam sido interrompidos durante um longo período.

Com a reestruturação do CIG, atividades de governança começaram a ser desenvolvidas no âmbito da Fepecs a partir do direcionamento da Subcontroladoria de Governança e Compliance da CGDF, que promoveu inúmeros encontros com gestores da fundação.

As reuniões do CIG ocorrem sempre às segundas terças-feiras de cada mês, e, nesta semana, em sua 11ª edição, o comitê deliberou sobre o plano de ação e mecanismos de governança da Fepecs.

Cirurgia bucomaxilofacial no HRSM devolve esperança e sorriso à paciente com tumor raro

Por Pollyana Cabral Maria Helena Evangelista dos Santos, de 57...

Mais especialistas: DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS

Por Larissa Lustoza O Distrito Federal terá um investimento de...

Stablecoins e o potencial para remessas no Brasil

O crescimento no uso de stablecoins tem transformado o...

Cresce número de municípios com mais de 95% de cobertura vacinal infantil

O Brasil, nos últimos dois anos, registrou um aumento expressivo...

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Por Elaine Patrícia Cruz As três indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar –...

Destaques

Deputado Hermeto assume presidência do Conselho de Ética da CLDF com foco na transparência

Por Vanessa de Araújo Desde o dia 6 de janeiro,...

Cirurgia bucomaxilofacial no HRSM devolve esperança e sorriso à paciente com tumor raro

Por Pollyana Cabral Maria Helena Evangelista dos Santos, de 57...

“Não podemos mudar o Brasil sem educação”, defende Izalci Lucas em podcast sobre políticas educacionais

Por Tobias Saldanha O senador Izalci Lucas (PL-DF), membro da...

Mais especialistas: DF terá programa para acelerar atendimentos do SUS

Por Larissa Lustoza O Distrito Federal terá um investimento de...

Cooperação: TCDF lança projeto de aproximação com gestores do GDF para reduzir riscos de danos ao erário

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) realizou,...