26.5 C
Brasília
10 fev 2025 14:19

DF ultrapassa 14 mil atendimentos de dengue em tendas montadas pelo governo

Espalhadas por 11 regiões administrativas, unidades de acolhimento assistiram mais de 1,3 mil pessoas neste domingo (28), quando foi instalado o último espaço no Areal

As novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue ou com suspeita da doença registraram, neste domingo (28), 1.342 atendimentos. Desde que foram instaladas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), as estruturas já viabilizaram assistência médica a mais de 14,2 mil pessoas.

Do total de atendimentos, 937 foram a pacientes adultos e 405, pediátricos. Na ocasião, também houve a necessidade de transferência de 14 pessoas para outras unidades da rede pública de saúde, em razão do agravamento do quadro clínico da doença

Foi inaugurada, também no domingo, a última tenda de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue, no Areal. A estrutura está instalada no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da região, e conta com área para triagem dos pacientes, consultórios para atendimento, farmácia e sala de hidratação.

Ao todo, são 11 espaços em operação, onde a população tem acesso a exames e consultas, sendo três com funcionamento 24 horas e os demais com atividade das 7h às 19h. Em cada um deles, há mais de 60 profissionais da saúde para atender uma média de 150 pessoas por dia. As unidades estão espalhadas pelo Guará, Gama, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires, Varjão e Areal.

Os espaços funcionam diariamente, com estrutura semelhante a hospitais de campanha, e estão estrategicamente posicionados próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Endereços e horários de funcionamento das novas tendas

Funcionamento 24 horas

→ Gama: estacionamento do hospital regional (HRG)
→ Guará: em frente à UBS 1
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste

Funcionamento das 7h às 19h

→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Varjão: atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do hospital regional (HRT)
→ Planaltina: na policlínica da região
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia: estacionamento do hospital regional (HRC)
→ Samambaia: estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) 7

ESCS abre processo seletivo de monitoria para estudantes de medicina

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada...

Vigilância Ambiental em Saúde fortalece ações contra a dengue no Varjão

O combate à dengue no Distrito Federal não para....

DER realiza operação para coibir transporte irregular de passageiros na EPIA

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal...

Sazonalidade das doenças respiratórias alerta para cuidados com as crianças

A sazonalidade dos vírus respiratórios normalmente ocorre no Brasil...

TO, SP, MG e RR estão em alerta para febre amarela

Por Viviane Goulart Neste mês de fevereiro, o Ministério da Saúde...

Destaques

Governo de Goiás oferece 24 novos cursos de educação para profissionais de saúde em 2025

Por Kleber Karpov O Governo de Goiás deve oferecer 24...

ESCS abre processo seletivo de monitoria para estudantes de medicina

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada...

Política econômica do governo federal reflete zelo, medo dos erros ou das especulações do ‘mercado’?

Por Kleber Karpov O ex-deputado estadual paranaense, Tony Garcia, utilizou...

Vigilância Ambiental em Saúde fortalece ações contra a dengue no Varjão

O combate à dengue no Distrito Federal não para....

DER realiza operação para coibir transporte irregular de passageiros na EPIA

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal...