Conferência Nacional de Saúde tem início nesta terça-feira

Evento criado em 1937, as conferências nacionais de saúde têm desempenhado importante papel nos avanços alcançados pela saúde pública brasileira. As bases para a criação do SUS foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.

Participarão da conferência nacional 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais e 976 convidados. Até sexta-feira (4), 28 grupos de trabalho debaterão as propostas definidas nas etapas preparatórias da conferência, produzidas em plenárias populares regionais, em conferências municipais e estaduais e nas conferências livres realizadas desde abril em todo o país. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas foram mobilizadas e contribuíram com as propostas.

São oito os eixos temáticos que norteiam os debates da conferência nacional: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

Confira a programação do evento.

Serviço:

15ª Conferência Nacional de Saúde

Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”
Data: 1º a 4 de dezembro (terça a sexta)
Horário: 19h (abertura, 1º/12) e 9h às 19h (quarta a sexta)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães –  Eixo Monumental, Brasília (DF)

Fonte: Agência Saúde

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Farmacêuticos do IGESDF paralisam atividades e cobram insalubridade e reajuste salarial

Por Kleber Karpov Profissionais farmacêuticos contratados pelo Instituto de Gestão...

Destaques

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

Celina Leão lidera disputa ao Buriti com 58,8% dos votos válidos contra 41,2% do Leandro Grass, aponta Quaest

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Lula sanciona Prospera MEI com perdão de dívidas tributárias e novo teto de até R$ 140 mil

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...