Por Kleber Karpov
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) e as Praças dos Direitos abriram inscrições para mais de 10 mil vagas gratuitas em atividades esportivas, culturais e de qualificação profissional. Os espaços, geridos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), oferecem novas turmas para 2025, com opções para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, em Ceilândia, Recanto das Emas e Itapoã.
Opções para todos
Os equipamentos públicos oferecem uma grade diversificada de aulas fixas, que incluem futebol, vôlei, atletismo, artes marciais, dança, teatro, artes visuais, cursos de línguas e informática. Além disso, há turmas de reforço escolar e oficinas profissionalizantes, voltadas para a qualificação de jovens e adultos.
Com foco na inclusão e no bem-estar, os espaços também promovem ações para toda a comunidade, como aulões de zumba, ginástica e alongamento, com atenção especial ao público idoso. Todas as atividades são inclusivas e adaptadas para pessoas com deficiência (PCDs).
Inclusão e cidadania

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante todo o ano, pela internet ou presencialmente em uma das três unidades do CEU das Artes (Ceilândia e Recanto das Emas) ou nas Praças dos Direitos (Ceilândia Norte e Itapoã).
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca o impacto social da iniciativa. “Projetos como o CEU das Artes e a Praça dos Direitos levam cidadania para os nossos jovens e impactam positivamente toda a comunidade por meio do esporte, da educação e da cultura”, afirma.
Serviço: CEU das Artes e Praças dos Direitos
Inscrições
• Site: www.idecace.org.br/
• WhatsApp: (61) 98455-0001
Atendimento presencial
• CEU das Artes QNM 28 – Ceilândia Norte, Área Especial
• CEU das Artes QNR 02 – Ceilândia Norte, Área Especial
• CEU das Artes Recanto das Emas – Quadra 113, Lote 9
• Praça dos Direitos QNN 13 – Ceilândia Norte, Setor Norte, Lote B
• Praça dos Direitos Itapoã – Quadra 203
Dias e horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Documentos necessários: comprovante de residência, documentos originais e cópias do RG e CPF do aluno e do responsável. Para pessoas com deficiência, é preciso apresentar laudo médico.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;














