27.5 C
Brasília
05 abr 2026 16:12

Celina Leão conta com apoio de 12 partidos políticos para eleições de 2026

Celina Leão, pré-candidata ao GDF conta com aliança para reeleição, dentre outras agremiações contam com PL, MDB e União Brasil

Por Kleber Karpov

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), consolidou no sábado (04/Abr) uma aliança com 12 partidos políticos para sua campanha de reeleição. A formalização ocorreu durante um encontro com lideranças partidárias, que marcou o primeiro grande ato de articulação da governadora desde que assumiu o cargo, visando garantir as condições de disputa para os pré-candidatos da base aliada nas próximas eleições.

A composição da base aliada

A coligação, base de apoio de Celina Leão é composta por um amplo espectro político que inclui além do próprio partido, o Progressistas, também o União Brasil, MDB, PL, Republicanos, Podemos, Cidadania, Mobiliza, Democrata, Democracia Cristã (DC), PRTB e Agir. A reunião contou com a presença de personalidades políticas, a exemplo da presidente do PL-DF, deputada Bia Kicis, e o presidente do União Brasil no DF, Manoel Arruda.

O apoio se estende a figuras de peso no cenário nacional e local. A governadora conta com o suporte de lideranças bolsonaristas, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e a própria Bia Kicis, ambas pré-candidatas ao Senado. O ex-governador Ibaneis Rocha (MDB), que renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado, também integra a campanha de sua sucessora.

Alinhamento para a campanha

Durante o encontro, a governadora destacou a importância da união e do trabalho conjunto realizado ao longo dos anos para a construção da aliança. Ela agradeceu o apoio recebido e detalhou os próximos passos da gestão e da pré-campanha. “São 12 partidos e isso representa muito. Foi uma construção que fiz com cada um deles a partir de muitos anos de trabalho e de aliança. Hoje foi um dia de agradecer”, afirmou.

Celina Leão também apresentou aos aliados os projetos que pretende desenvolver nos próximos meses. “Falei o que tenho em mente e todos têm perspectiva de ajudar na gestão com ações eficientes”, declarou, indicando a busca por um governo colaborativo com os partidos da base.

Contexto e desafios da gestão

Celina Leão assumiu o comando do Executivo distrital em 30 de março, após a renúncia de Ibaneis Rocha. Um de seus principais desafios é a gestão das finanças do Distrito Federal e a superação de heranças administrativas, como a crise no Banco de Brasília (BRB). Para enfrentar essas questões, ela conta com o presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, e com o retorno de Valdivino de Oliveira à Secretaria de Fazenda.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Pesquisa de egresso do mestrado acadêmico da Escs é reconhecida em Congresso Brasileiro de Transplantes

Por Kleber Karpov Uma pesquisa desenvolvida no Distrito Federal, que...

Tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, indiciado por feminicídio da esposa, ganha ‘aposentadoria remunerada’

Por Kleber Karpov O tenente-coronel Geraldo Leite Rosa Neto, indiciado...

Cuidado adaptado muda experiência de pacientes com autismo no Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...

Segurança Pública: Investimento de R$ 78,1 milhões moderniza delegacias e amplia atendimento no DF

Por Kleber Karpov Um investimento total de R$ 78,1 milhões,...