Celina Leão assina decreto que garante autonomia para Secretaria de Governança Digital e Integração para contratar soluções de tecnologia no DF

Medida assinada retira pasta do regime centralizado de compras para dar mais agilidade aos serviços prestados

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Governança Digital e Integração (SGDI) do Distrito Federal passa a ter autonomia para realizar suas próprias licitações na área de tecnologia, conforme decreto assinado nesta sexta-feira (17) pela governadora Celina Leão. A medida desvincula a pasta do modelo centralizado de compras do GDF, gerido pela Secretaria de Economia, com o objetivo de conferir maior agilidade e eficiência às contratações do setor, como a aquisição de sistemas, softwares e serviços digitais.

Mais agilidade e controle técnico

Com a mudança, a SGDI poderá direcionar seus próprios processos licitatórios, o que permite maior controle técnico sobre as contratações de tecnologia da informação. A iniciativa está alinhada à estruturação da nova secretaria, que tem como foco coordenar a transformação digital do governo e integrar os dados e sistemas da administração pública.

Segundo a governadora Celina Leão, a área de tecnologia demanda respostas rápidas que o modelo centralizado poderia retardar. A autonomia busca garantir que as aquisições sejam mais eficientes e alinhadas às necessidades do governo e da população.

“O que estamos fazendo é dar mais agilidade e autonomia para uma área que precisa de respostas rápidas. Tecnologia não pode esperar. Com essa medida, garantimos contratações mais eficientes e alinhadas às necessidades do governo e da população”, afirmou a governadora Celina Leão.

Comissão própria e flexibilidade

O decreto prevê a criação de uma Comissão Permanente de Licitação própria da SGDI, que será a responsável por conduzir os novos processos de contratação. A norma, contudo, mantém a flexibilidade para a secretaria.

Apesar da autonomia, a SGDI poderá utilizar o modelo centralizado de compras da Secretaria de Economia quando houver conveniência administrativa, garantindo que a modalidade mais adequada seja escolhida para cada situação específica.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

CLDF concede Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Jair Soares

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Celina Leão submete nome de Eliane Souza à apreciação da CLDF para presidir o IGESDF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Celina Leão participa de sessão comemorativa dos 217 anos da PMDF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus em 2026

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde de Minas Gerais...

Carreta da Regularização inicia atendimentos em Samambaia nesta segunda-feira (11)

Por Kleber Karpov Moradores de Samambaia que buscam regularizar seus...

Sorteio do Nota Legal será dia 20 de maio com prêmios de até R$ 1 milhão

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará,...

Destaques

CLDF concede Título de Cidadão Honorário de Brasília ao desembargador Jair Soares

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Celina Leão submete nome de Eliane Souza à apreciação da CLDF para presidir o IGESDF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Segunda edição da EXPO ENF abre programação da Semana da Enfermagem no Hospital de Base do DF

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...

Celina Leão participa de sessão comemorativa dos 217 anos da PMDF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus em 2026

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde de Minas Gerais...