Câmara dos Deputados homenageia os 50 anos do Cofen

A Câmara dos Deputados realizou na tarde desta segunda-feira (25), em Brasília, a sessão solene de homenagem aos 50 anos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. A tônica dos discursos foi a importância do órgão fiscalizador nas conquistas da categoria, em especial do Piso Nacional da Enfermagem.

A proposição da sessão solene foi da deputada e enfermeira Ana Paula (PDT/CE), que também presidiu a sessão. Além dela, compuseram a mesa representantes da categoria no Cofen e nos Conselhos Regionais presentes. Ausente por motivo de luto, o deputado e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais Bruno Farias foi lembrado nos discursos.

Betânia destacou o papel do sistema na união da categoria – Reprodução / Cofen

Em seu momento ao microfone, a presidente do Cofen Betânia Santos destacou o papel do sistema na união da categoria e organização de seus instrumentos. “Fizemos questão de mostrar que respeito é algo que se exerce. Há muitos poderes a serem multiplicados, até o ponto de tornarem nossos direitos efetivos”, advertiu.

O tesoureiro e conselheiro federal Gilney Guerra asseverou que o sistema não descansará até que todos os profissionais de Enfermagem tenham em seus contracheques o Piso da Enfermagem. “A Enfermagem que cuida por inteiro é aquela que precisa ser efetivamente valorizada. Tenho recebido denúncias nas quais ameaçam os profissionais. Mas estamos juntos e mobilizados pelo Piso Salarial, porque é lei e é constitucional”, garantiu.

Completaram os discursos no plenário Ulysses Guimarães os presidentes do Coren-SP James Francisco, do Coren-PE Gilmar Júnior, do Coren-RJ Lilian Behring, do Coren-GO Edna Batista, do Coren-DF Elissandro Noronha, e as deputadas Ana Paula (PDT/CE) e Jandira Feghali (PCdB/RJ), além do deputado Paulo Fernando (REPUBLICANOS/DF) e do enfermeiro Diego Ícaro.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei Federal 5.905. Além de fiscalizar, cabe ao Cofen normatizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da lei.

FonteCofen

Destaques

STF deve julgar revisão judicial de valores pagos pelo SUS a hospitais privados

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Primeira edição do Grammy Fono premia profissionais de destaque no DF a partir do voto popular

Por Kleber Karpov O Distrito Federal recebe a primeira edição...

Telemedicina: acesso à saúde sem sair de casa

Cuidar da saúde ficou muito mais prático com os...

Ministério da Agriculgura declara emergência zoossanitária em quatro municípios de SC após foco de Newcastle

Por Kleber Karpov O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)...

Celina Leão critica politização em paralisação de professores a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...