Aplicação de pesquisa sobre a incidência da Covid-19 avança e ganha reforços

Estudo será divulgado na íntegra após a conclusão

Uma nova turma de colaboradores foi treinada para aplicar o inquérito sorológico da Covid-19 no Distrito Federal. O curso foi realizado no Teatro do Sesc, em Ceilândia, e contou com os profissionais do próprio Serviço Social do Comércio, do Corpo de Bombeiros Militar do DF e da Secretaria de Saúde. As instruções preparam as equipes para realizar o transporte, armazenamento, temperatura ideal para aplicação dos testes, questionário de informações pessoais entre outras informações. A testagem está acontecendo por região administrativa e não será divulgado nenhum resultado parcial do estudo.

“Por se tratar de um estudo de prevalência, mesmo que nós fechemos os resultados de uma cidade ou de outra isso não nos garante uma avaliação ao longo do tempo”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, a respeito de somente divulgar somente o compilado final com todas as informações do estudo. A previsão é de que a análise dos dados aconteça a partir do dia 18 de dezembro.

As equipes que são encaminhadas às residências sorteadas são formadas por um membro do Corpo de Bombeiros, um profissional do Sesc e um da Secretaria de Saúde. Sobre essa composição, O Tenente Coronel Vieira comentou que a participação da corporação é inédita, mas que a parceria é de longa data.

“A gente já teve vários apoios em outros momentos. Nós já colocamos ambulância à disposição da Secretaria, nós colocamos médicos a disposição no alvo da pandemia, a gente vai ajudando de acordo com a necessidade que vão solicitando. Nesse momento estamos disponibilizando uma equipe para ajudar nessa pesquisa, aí sim é inédito, é a primeira vez”.

No início de cada turno as equipes se encontram em um ponto focal da região onde pegam os equipamentos de proteção individual, os testes, que ficam em uma caixa térmica, e questionários, além dos endereços que devem ser visitados no período.

Diferença entre inquérito epidemiológico e sorológico

Quando o estudo foi lançado, foi chamado de Inquérito Epidemiológico, no entanto, a metodologia utilizada para essa pesquisa trata-se de um Inquérito de soroprevalência de Covid19. A diferença entre os dois tipos de estudos vai além da nomenclatura, já que no segundo caso são aplicados testes sorológicos, ou seja, um exame de sangue, enquanto o primeiro é apenas um questionário.

“Quando a gente está falando de inquérito epidemiológico a gente está falando especificamente de classificação de pessoas, por exemplo, sexo, idade faixa etária, raça/cor, escolaridade. Traça um perfil. Então aquela doença acometerá pessoas de uma faixa etária específica, em um local específico. Isso é um inquérito epidemiológico”, especificou o diretor substituto de Vigilância Epidemiológica, Fabiano Martins.

O gestor esclarece que no inquérito de prevalência sorológico é levado em conta o resultado do exame de sangue que detecta se a pessoa já teve a Covid há algum tempo, apresentando resultado IgG, ou se a infecção é recente, o IgM. Caso nenhum dos resultados apareçam significa que o sujeito ainda não teve contato com o vírus. Esses são os dados levados em conta nessa metodologia de estudo.

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...