Anvisa determina recolhimento de sabão Ypê e vinagre Castelo por riscos à saúde

Medidas afetam lotes específicos de produtos de limpeza e alimento devido à contaminação bacteriana e excesso de conservante não declarado

Por Kleber Karpov

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27/Nov), a retirada do mercado de lotes de sabão líquido da marca Ypê e de vinagre de maçã da marca Castelo. As medidas foram motivadas, respectivamente, pela identificação de contaminação microbiológica e pela presença de aditivos acima do limite permitido.

Contaminação em produtos de limpeza

No caso dos produtos de limpeza, a própria fabricante, Química Amparo Ltda., comunicou a detecção da bactéria Pseudomonas aeruginosa em análises laboratoriais. O recolhimento atinge lotes dos lava-roupas Tixan Ypê, Ypê Express e Ypê Power Act.

A empresa informou que o risco à saúde é baixo devido às características de uso do produto, mas destacou a necessidade de cautela para indivíduos vulneráveis.

“De forma isolado, o microorganismo pode causar ou agravar eventual quadro infeccioso em pessoas com sistema imunológico debilitado. E mesmo que este risco ainda seja minimizado pelas característica normais de utilização de um lava-roupas (diluição em água, inexistência de contato prolongado com a pele), recolheremos os produtos do mercado”, afirmou a fabricante em nota.

Lotes afetados da Ypê

Os consumidores devem verificar os seguintes lotes suspensos:

  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – versão Primavera (Lote 254031, 193021);
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – versão Maciez (Lote 097021);
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Express – versões “Combate Mau Odor”
    (Azul) (Lotes: 176011, 228011, 205011, 203011, 169011) e
    “Cuida das Roupas” (Rosa) – (Lotes: 181011, 170011, 220011);
  • Lava Roupas Líquido Ypê Power Act (Lotes: 228031, 190021, 223021).

Irregularidade no vinagre

Em relação ao setor de alimentos, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e consumo do lote 12M2 do vinagre de maçã da marca Castelo. Um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) apontou irregularidades na composição do produto.

A análise detectou a presença de dióxido de enxofre em quantidade superior ao informado no rótulo, o que configura risco sanitário.

“A presença de dióxido de enxofre em alimentos, principalmente se não estiver identificada, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico”, explicou a Anvisa.

Canais de atendimento

A Castelo Alimentos confirmou o recolhimento do lote específico e orientou os consumidores a entrarem em contato pelo e-mail [email protected]. Já a Química Amparo disponibilizou o telefone 0800 1300 544 para a troca dos produtos de limpeza afetados.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Revalida 2026/1: Inep divulga final da primeira etapa do exame

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Enare: inscrição para residência com pré-requisito termina na quarta (15)

Por Kleber Karpov As inscrições para as vagas do Exame...

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam na terça-feira (14)

Por Kleber Karpov As inscrições para o processo seletivo do...

Restaurante Comunitário da Estrutural reabre nesta terça-feira (14)

Por Kleber Karpov Após um período de fechamento temporário, o...

IGESDF abre seleção para seis áreas da saúde com salários de até R$ 22,6 mil

Da Redação O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do...

STF bloqueia R$ 6 milhões de Eduardo Cunha por indicação de emendas

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro na prisão domiciliar

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Revalida 2026/1: Inep divulga final da primeira etapa do exame

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Enare: inscrição para residência com pré-requisito termina na quarta (15)

Por Kleber Karpov As inscrições para as vagas do Exame...

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam na terça-feira (14)

Por Kleber Karpov As inscrições para o processo seletivo do...

Restaurante Comunitário da Estrutural reabre nesta terça-feira (14)

Por Kleber Karpov Após um período de fechamento temporário, o...