18.9 C
Brasília
15 fev 2026 04:05

Água Quente completa regiões administrativas do DF monitoradas pela Segurança Pública

Cobertura total de videomonitoramento urbano e rural no Distrito Federal

Por Kleber Karpov

A Região Administrativa de Água Quente (RA XXXV) recebeu, neste sábado (14/Fev), a instalação de câmeras do Programa de Videomonitoramento Urbano e Rural (PVU/PVR), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SESP-DF). Este feito consolida o videomonitoramento em todas as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, totalizando 1.350 equipamentos distribuídos. A iniciativa deve fortalecer a segurança integral, construindo ambientes mais seguros e ampliando a capacidade de prevenção e resposta das forças de segurança em todo o território.

O Programa de Videomonitoramento Urbano e Rural (PVU/PVR), estabelecido em 2013, é uma das principais estratégias estruturantes da SSP-DF. Seu principal objetivo é a criação de ambientes que promovam a segurança, garantindo o exercício das liberdades individuais e coletivas, o controle de desordens e o fortalecimento da coesão social na comunidade do DF. A chegada da tecnologia em Água Quente marca a universalização da cobertura de videomonitoramento.

O monitoramento é executado de forma integrada, e envolve, não apenas as forças de segurança, mas também outras 31 entidades, órgãos e agências dos Governo do Distrito Federal (GDF). Os propósitos do programa são diversos e abrangem desde a prevenção de crimes e contravenções penais, até o fornecimento de suporte em investigações, controle eficiente do tráfego urbano, atendimento rápido a emergências e apoio crucial a ações de defesa civil.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a extensão do sistema representa um avanço histórico na política de segurança do DF. “Com Água Quente integrada ao sistema, alcançamos um marco importante: todas as regiões administrativas do Distrito Federal passam a contar com videomonitoramento. O uso estratégico das imagens contribui para o encurtamento do tempo de investigação, para a responsabilização mais célere dos infratores e para um policiamento cada vez mais inteligente, preventivo e efetivo. É motivo de muito orgulho termos dobrado no número dessas câmeras em nossa gestão”, disse.

Ambientes mais seguros

A seleção dos pontos de instalação das câmeras é feita com base em critérios técnicos rigorosos. O principal deles são os relatórios de análise produzidos pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI) da SESP-DF. Estes documentos são essenciais para identificar as chamadas ‘manchas criminais’, que indicam os locais, dias e horários com maior incidência de ocorrências. Também são levadas em conta a relevância estratégica das áreas, a viabilidade técnica da implementação e as contribuições de autoridades policiais, como comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil. Demandas apresentadas pela própria comunidade, por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), também influenciam na decisão.

A administradora de Água Quente, Lúcia Gomes, agradeceu a instalação dos equipamentos na região. Ela expressou que “a instalação dessas câmeras representa um avanço significativo para o monitoramento e para a proteção da nossa população”, destacando o compromisso do Governo do Distrito Federal com uma Água Quente mais segura.

A expansão do sistema reforça o compromisso do governo local com a inovação aplicada à segurança pública. “Este é um programa estruturado com base em inteligência de dados e integração tecnológica. As câmeras, de alta resolução e com transmissão em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília, permitem atuação mais rápida das forças de segurança, melhor direcionamento de recursos e apoio qualificado às investigações e aos serviços de emergência”, disse Gustavo Tarragô, subsecretário de Modernização Tecnológica.

Monitoramento em tempo real

As imagens captadas pelas câmeras são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Elas também são distribuídas para as centrais de monitoramento remoto instaladas nas unidades da Polícia Militar. O sistema é um importante recurso para a Polícia Civil e os órgãos do Judiciário, auxiliando na produção de provas e na elucidação de crimes, o que contribui para uma maior efetividade nas investigações.

Por questões estratégicas de segurança, os pontos exatos de instalação das câmeras não são divulgados ao público. A Secretaria de Segurança Pública do DF informa que a ampliação do programa segue em andamento, com a previsão de novas expansões. Estas incluem o reforço de áreas já monitoradas e a instalação de novos equipamentos. A cobertura das 35 regiões administrativas consolida um modelo de segurança pública no Distrito Federal que se baseia em tecnologia, integração institucional e planejamento orientado por dados.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval no DF

Por Kleber Karpov Os serviços e órgãos do Governo do...

DER apreende moto com quase R$ 300 mil em débitos e 819 infrações

Por Kleber Karpov Na tarde de sexta-feira (13/Fev), dois agentes...

Adasa realiza campanha de Carnaval para chamar atenção ao uso consciente da água

Por Kleber Karpov A Agência Reguladora de Águas, Energia e...

STF forma maioria para rejeitar aposentadoria especial aos vigilantes

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...

Metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados durante o carnaval

Por Kleber Karpov Estados brasileiros intensificaram o alerta contra bebidas...

Celina Leão garante pagamento de adicional noturno a servidores da saúde

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

STF tem maioria de votos contra gratificação de desempenho a inativos

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...

Destaques

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Carnaval no DF

Por Kleber Karpov Os serviços e órgãos do Governo do...

DER apreende moto com quase R$ 300 mil em débitos e 819 infrações

Por Kleber Karpov Na tarde de sexta-feira (13/Fev), dois agentes...

Adasa realiza campanha de Carnaval para chamar atenção ao uso consciente da água

Por Kleber Karpov A Agência Reguladora de Águas, Energia e...

Carnaval no DF: Celina Leão acompanha planejamento integrado das forças de segurança e quer flagrantes, mas de alegria

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

STF forma maioria para rejeitar aposentadoria especial aos vigilantes

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria...