Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória

Medida é obrigatória para médicos e profissionais de saúde

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União de hoje (16) inclui a covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública.

A notificação compulsória é uma medida obrigatória tanto para médicos como para outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente.

A comunicação pode ser feita à autoridade de saúde competente por qualquer pessoa, em casos de suspeita ou confirmação de doença ou agravo (dano) em paciente. No caso de profissionais da saúde, ela é obrigatória.

“Esta portaria dispõe sobre a inclusão do Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e, também, sobre a inclusão da covid-19, da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 e da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional”, detalha a Portaria nº 1.102.

Para tanto, a portaria publicada atualiza o anexo com as 52 doenças ou agravos a serem notificados, bem como o prazo, que, dependendo, pode ser imediato (até 24 horas) ou semanal. Informa também a qual autoridade o caso deve ser informado – Ministério da Saúde ou secretarias estadual ou municipal de saúde.

Farmacêuticos do IGESDF paralisam atividades e cobram insalubridade e reajuste salarial

Por Kleber Karpov Profissionais farmacêuticos contratados pelo Instituto de Gestão...

DF é vice-líder em interesse por sistemas de armazenamento de energia em baterias

Por Kleber Karpov O Distrito Federal ocupa a segunda colocação...

Negacionismo nos EUA eleva casos de sarampo e acende alerta sanitário no Brasil

Por Kleber Karpov Alterações recentes na política de imunização dos...

Destaques

Lula sanciona Prospera MEI com perdão de dívidas tributárias e novo teto de até R$ 140 mil

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Quem é o criminoso: Flávio impõe condições para abrir sigilos de 20 anos e Lula diz aceitar exigências no TSE

Por Kleber Karpov A disputa eleitoral entre os candidatos à...

Farmacêuticos do IGESDF paralisam atividades e cobram insalubridade e reajuste salarial

Por Kleber Karpov Profissionais farmacêuticos contratados pelo Instituto de Gestão...

Nova regra do CMN restringe FIDCs em créditos judiciais e acende alerta sobre mercado de R$ 35,2 bi

Por Kleber Karpov A entrada em vigor da Resolução nº...

Celina Leão cumpre maratona de reuniões com empresários e promete modernização da Ceasa-DF

Por Kleber Karpov A candidata ao Governo do Distrito Federal...