18.5 C
Brasília
29 abr 2024 08:05


Secretário de Saúde confere instalações do HRG

Hospital passou por manutenção predial e aumentou o número de atendimentos

O secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, esteve no Hospital Regional do Gama (HRG), na manhã desta terça-feira (08), para conferir as diversas ações implantadas na unidade. Ele foi informado sobre os serviços de manutenção predial e soube mais sobre o apoio psicológico prestado aos servidores, entre outras iniciativas. A unidade hospitalar soma 125 mil atendimentos de emergência, em 2021, 16 mil a mais do que foi realizado no ano anterior.

O general aproveitou para verificar o estoque de insumos na farmácia do hospital. Para curativos, por exemplo, o HRG conta com 249 rolos de esparadrapo, 251 rolos de algodão e 898 litros de álcool 70%. “Não está faltando nada”, conferiu Pafiadache. A quantidade é suficiente para 10 dias de funcionamento da unidade, que é reabastecida semanalmente.

O secretário também checou o local onde houve um princípio de incêndio, na madrugada do domingo (6). A futura sala de espera do raio-x está em reforma. Houve contato da tubulação de oxigênio com a fiação elétrica, o que gerou um curto-circuito. “Mesmo ocorrendo de madrugada, conseguimos controlar rapidamente, sem maior gravidade”, assegurou o superintendente da Região de Saúde Sul, Roberto Cortes. O reparo no local danificado foi providenciado e a obra segue sem transtornos.

Reformas

“Viemos conferir as condições e encontramos uma série de melhorias em andamento”, destacou o secretário. O HRG passa por reformas na radiologia, na emergência, no setor administrativo e na Central de Material Esterilizado. “As obras seguem sem que haja prejuízo no atendimento ao usuário”, destacou o superintendente da região.

No pronto-socorro, inclusive, há um banheiro recém-reformado à disposição dos pacientes. O outro, que fica ao lado, teve um sanitário interditado, mas o chuveiro e outro vaso estão disponíveis para uso. Na reforma, o local vai ganhar mais um espaço para banho, além da troca do aparelho danificado.

Além do superintendente, a visita foi acompanhada pelos diretores hospitalar e administrativo do HRG, Guilherme Avelar e Diego da Silva, respectivamente, e pela representante do setor de usuários do Conselho Regional de Saúde do Gama, Eurides Domingos.

Atendimentos

Em 2020, o HRG somou 109 mil atendimentos. Em 2021, apenas na emergência, foram 125 mil pacientes atendidos. Além disso, o hospital fez 32 mil atendimentos ambulatoriais, 5 mil cirurgias de emergência e quase 700 cirurgias eletivas, mesmo com as restrições impostas pela pandemia.

Guilherme Avelar, diretor hospitalar da unidade, expôs sobre a participação do HRG no Projeto Lean, em parceria com o Sírio Libanês. “Melhoramos os processos de trabalho e a produtividade, impactando diretamente no aumento do número de atendimentos”, avaliou o médico.

Atendimento psicológico

Após aplicação de questionário sobre saúde geral dos servidores, em setembro do ano passado, foi constatado que a maioria dos trabalhadores do hospital apresentava grande estresse psíquico, desconfiança no próprio desempenho e distúrbios de sono.

Por isso, para cuidar de quem cuida da população, o HRG oferece plantão psicológico para todos os servidores e colaboradores. “Depois do questionário, mais pessoas começaram a procurar o serviço para ter o feedback”, disse Jamila Abdelaziz, psicóloga e responsável pelo plantão psicológico na unidade.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever