Mulheres são a maioria dos vacinados no DF contra a covid-19

Do público imunizado do DF, elas representam quase 60% com as duas doses, 55,6% com a única e 56% com a primeira

28,21%Da população adulta do DF está imunizada com as duas doses ou com a única

Em sete meses de campanha de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde já vacinou 1.493.387 pessoas com a primeira dose, o que representa 64,64% do público adulto do Distrito Federal. Considerando somente as pessoas que iniciaram o esquema vacinal, 56% desse público são mulheres. Com o esquema vacinal completo, elas também são a maioria, representando 59,5% de quem recebeu a segunda dose e 55,6% daqueles que receberam a dose única.

Do público geral, a imunização completa já atingiu 28,21% da população adulta, considerando quem recebeu a segunda dose ou a dose única até a última segunda-feira (9). Do dia 1º até o dia 31 de agosto, 266.916 pessoas devem receber a segunda dose no DF.

Grupos elegíveis

No decorrer da campanha, a Secretaria de Saúde priorizou grupos com maior exposição ao novo coronavírus Sars-CoV-2 e com maior risco de desenvolver as formas mais graves da covid-19. De início, os trabalhadores da rede pública de saúde e de hospitais privados foram contemplados ainda em janeiro, começando por aqueles que atuam diretamente na assistência aos pacientes com covid-19. Em seguida, os profissionais de todos os níveis de atenção foram sendo contemplados gradativamente.

Profissionais da saúde

Até o momento, a cobertura vacinal no grupo de profissionais da saúde chegou a 100% com a primeira dose – considerando o público elegível previsto -, e 86% completaram o esquema vacinal. Dos indivíduos com comorbidades, 89,63% do grupo previsto iniciou o ciclo vacinal e 20,6% completaram. Neste caso, muitos dos vacinados estão dentro do prazo para receber a segunda dose.

Idosos

Do grupo de idosos, as faixas etárias com 70 anos ou mais já estão com a imunização completa na casa dos 100%. Daqueles com 65 a 69 anos, o recebimento da primeira dose atingiu 96,9% do público previsto, que é de 87.757 pessoas. Com a imunização completa, 94,92% dessa faixa foram vacinados.

Dos idosos entre 60 e 64 anos, a cobertura é de 94,6% com a primeira dose e 81,59% com a segunda. Das pessoas com 55 a 59 anos, o percentual de vacinados chega a 87,6% com a primeira dose e 21,8% com a segunda. Vale ressaltar que o público dessa idade começou a ser vacinado em junho e, portanto, está dentro do prazo para recebimento do segundo imunizante – considerando quem recebeu AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech.

Quarenta ou mais

Ainda com a primeira dose, 78,3% do grupo com 45 a 49 anos já receberam o imunizante e também 68,8% daqueles que têm entre 40 e 44 anos. O ciclo vacinal foi completado por 16,3% das pessoas com 45 a 49 anos e por 11,6% de quem tem entre 40 e 44 anos.

Veja a arte a seguir:

Outros grupos

Considerando gestantes e puérperas, a cobertura vacinal é a seguinte:

– Gestantes – 30,9% receberam a primeira dose e 2,7% a segunda dose;
– Puérperas – 49,2% receberam a primeira dose e 8% a segunda dose.

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

MPC-DF aciona TCDF por atraso e cortes nos repasses do GDF à Defensoria Pública do DF

Por Kleber Karpov O Ministério Público de Contas do Distrito...

Festa do Morango tem vacinação neste sábado (5)

Por Kleber Karpov Visitantes da 30ª Festa do Morango, em...

Destaques

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...