18.5 C
Brasília
29 abr 2024 08:45


Após pressão do Sindate, IGESDF envia contraproposta do Acordo Coletivo aceito pelo categoria

Na manhã desta terça-feira (13/07), o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), João Cardoso e os diretores Elza Aparecida, Josy Jacob e Newton Batista estiveram no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) para promover a Assembleia Presencial destinada aos profissionais que prestam serviço para o Instituto de Gestão Estratégica (IGES).

A reunião tinha como objetivo a apresentação da contraproposta feita pela gestão do IGES para o Acordo Coletivo 2021/2022 e foi transmitida também pelo perfil do Sindate no Instagram (@sindatedf). Durante a assembleia, os diretores do Sindate apresentaram aos profissionais as principais mudanças feitas na proposta do acordo e esclareceram as principais dúvidas dos profissionais.

Vale lembrar que desde o final de 2020, o Sindate está em negociação com todas as gestões que passaram pelo Instituto e mesmo depois de diversas negativas conseguiu manter todas as cláusulas sociais, abonos (um a cada semestre) e o direito a 180 dias para licença maternidade.

A gestão do IGESDF propôs algumas alterações em relação ao Acordo Coletivo 2019/2020 são elas:
– Retirada do Triênio;

– Reajuste de 2% no piso salarial (a partir de outubro de 2021);

E o Sindate conseguiu extrair da negociação as seguintes melhorias:

– Aumento de dias a compensação de horas para 180 dias;

– Implementação do Plano de Carreira (Que consiste em dar prioridade em processos seletivos aos Técnicos em Enfermagem que possuem o nível superior, de acordo com a vaga anunciada.);

-Licença Maternidade de 180 dias;

– Licença para Lactantes para crianças de até 1 ano de idade.

A proposta foi aprovada pela maioria dos presentes, tanto de forma presencial, como virtual e o Acordo segue para a assinatura das partes.

O diretor do Sindate Newton Batista destaca: ” Hoje foi um dia super importante para os Técnicos em Enfermagem do IGES, a gestão do Instituto entendeu que os trabalhadores não podiam mais esperar pelo Acordo Coletivo e manteve a maioria das cláusulas que favoreciam os profissionais. Agora vamos formalizar o acordo nos meios trabalhistas e assinar com a gestão do IGES. É importante frisar que o Sindate continuará fiscalizando as unidades geridas pelo IGES para que as novas regras sejam cumpridas integralmente.”

O acordo tem vigência desde a data da assinatura, até a negociação do subsequente e contempla os trabalhadores do Hospital de Base, Hospital de Santa Maria e todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever