Saúde mantém vacinação volante para profissionais da rede privada

Secretaria segue o plano de imunização que incluiu todos os funcionários dos hospitais particulares

A Secretaria de Saúde esclareceu, nesta quinta-feira (28), que não houve novas mudanças no Plano Estratégico Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal. Diferentemente do que foi informado por alguns veículos de comunicação, os profissionais dos hospitais privados estão sendo vacinados por equipes volantes, conforme estabelecido no plano. Portanto, não haverá vacinação nas unidades básicas de saúde para este público.

Por questões de segurança técnica, desde quarta-feira (20), as equipes da Atenção Primária estão se deslocando até os hospitais da rede privada para imunizar todos os funcionários, pela lista previamente enviada à Secretaria de Saúde. Eles são responsáveis por verificar a lista com nomes e CPFs dos profissionais que serão imunizados, cuidar da caixa térmica com as vacinas para manter a temperatura ideal das doses e supervisionar a aplicação que é feita por trabalhadores da própria unidade.

A vacinação começou pelos hospitais Águas Claras, Santa Lúcia (Taguatinga), Ana Nery, Santa Marta, Maria Auxiliadora e Anchieta. Profissionais dos hospitais Home, DF Star e Alvorada receberam a dose do imunizante nesta quinta-feira (28).

A Secretaria ressaltou que serão vacinados, neste momento, apenas profissionais que atuam nos hospitais privados, não estando incluídas as clínicas privadas que funcionam dentro e fora de unidades hospitalares e os laboratórios de medicina diagnóstica e por imagem.

Doses recebidas

O Distrito Federal já recebeu duas remessas da vacina CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -, totalizando 125.160 doses. Também foram recebidas 41,5 mil doses da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AztraZeneca. Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

No caso da vacina CoronaVac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é curto, de 14 a 28 dias, e metade das doses recebidas são reservadas para a segunda aplicação. Já com a vacina Covishield, esse intervalo é de até 90 dias. Até a última quarta-feira (27), o DF já tinha vacinado 33.317 pessoas do grupo prioritário.

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Farmacêuticos do IGESDF paralisam atividades e cobram insalubridade e reajuste salarial

Por Kleber Karpov Profissionais farmacêuticos contratados pelo Instituto de Gestão...

Destaques

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

Celina Leão lidera disputa ao Buriti com 58,8% dos votos válidos contra 41,2% do Leandro Grass, aponta Quaest

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Lula sanciona Prospera MEI com perdão de dívidas tributárias e novo teto de até R$ 140 mil

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...