25.5 C
Brasília
07 mar 2026 13:44

INEP antecipa em 1h30 o acesso aos locais de provas do Enem

Medida visa evitar aglomerações na entrada para o exame

Responsável por organizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu que, este ano, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume. A medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus.

Em uma nota divulgada hoje (11), o instituto informou que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos as 11h30 (horário de Brasília), e fechados as 13 horas – meia-hora antes do início das provas.

Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. As provas estão agendadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

As datas, no entanto, estão sendo questionadas judicialmente por órgãos públicos e entidades que apontam o risco de candidatos e funcionários contraírem a covid-19 devido à reunião de pessoas em locais fechados.

Na sexta-feira (8), a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização do exame. No mesmo dia, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) com o mesmo propósito. Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”.

Entre as organizações signatárias estão a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); a Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Em resposta às críticas, o Ministério da Educação afirmou que regras específicas foram estabelecidas para reduzir as aglomerações nos locais de prova e, assim, garantir a segurança dos candidatos e funcionários que participarão do exame. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o nº 54 e o nº 55 cuja observância é obrigatória.

Enem

Realizado anualmente desde 1998, o Enem tem o propósito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que concluem o ensino médio, mas muitas faculdades utilizam a nota dos participantes para selecionar seus novos alunos.

O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, o Inep confirmou 5.783.357 inscrições para o Enem 2020.

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Destaques

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CNU 2025: prazo para convocado do Concurso Público confirmar interesse em vaga começa neste sábado (7)

Por Kleber Karpov O prazo para 102 candidatos convocados na...

MS leva unidades móveis do Agora Tem Especialistas às áreas afetadas por chuvas em Minas Gerais

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...