GDF promove debate para prevenir e evitar corrupção nos órgãos públicos e privados

Curso gratuito promovido pela Controladoria-Geral vai reunir representantes do governo e da sociedade civil 

Por Hédio Ferreira Júnior

Com o objetivo de transformar a corrupção em um ato preventivo, muito além do combativo, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai promover em Brasília um encontro para capacitar servidores e representantes da sociedade civil sobre a relevância da ética no serviço público e privado. Em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Controladoria-Geral do DF realiza de 14 a 16 de maio a IV Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição.

A intenção do órgão é unir gestores, auditores de empresas públicas e empresas privadas e estudantes universitários de áreas correlatas para debater as quatro macro funções de controle do governo. Os temas nos dois primeiros dias serão discutidos em painéis no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES).

O terceiro dia, em formato de oficina prática, ocorrerá na Escola de Governo do DF, no Setor de Garagens Oficias (SGO), próximo ao Palácio do Buriti. Cada uma das oficinas será o desdobramento de um dos temas apresentados nos painéis. As oficinas praticadas no terceiro dia do encontro vão produzir uma peça que terão providências com resultados práticos a serem apresentados. Para o controlador-geral do DF, Aldemário Araújo, o encontro é o ponto alto da atuação da Controladoria. “É quando se faz um balanço das atividades, observam-se as práticas e inovações na área e projeta-se o futuro”, afirma.

Lado a lado

De acordo com a auditora de Controle Interno Alexandra Joffily, a Controladoria do DF quer promover um ambiente de reflexão conjunta entre o público e o privado, sem deixar de fora o cidadão. “O importante é que toda a sociedade tenha conhecimento do que acontece nos órgãos de controle público”, afirma.

Assessora de relações institucionais da controladoria, Cecília Souza da Fonseca ressalta que uma das vantagens das oficinas e painéis será deixar lado a lado servidores e cidadãos, possibilitando a estes que apresentem melhorias de atuação aos órgãos de controle público. Além do Distrito Federal, estão confirmadas participações dos estados da Bahia, de Goiás e do Pará. “Não serão só órgãos públicos de controle discutindo controle. Serão a iniciativa privada, os órgãos públicos e a sociedade civil debatendo tudo isso. ”

Inscrições

A Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição é uma capacitação anual realizada desde 2017. As inscrições gratuitas, limitadas a 300 vagas, estão abertas até 12 de maio e podem ser feitas separadamente por dia do encontro. Todos os painéis terão transmissão ao vivo pela internet por meio do site da controladoria. O evento será transmitido ao vivo pelo site da Controladoria. O evento erá certificado pela Egov e pelo Inap.

Fonte: Agência Brasília

Acusado pelos EUA, Brasil é referência no combate ao trabalho forçado

Por Kleber Karpov Nesta quarta-feira (22/Jul), produtos brasileiros destinados aos...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de tecnologia em Ceilândia e Santa Maria

Por Kleber Karpov Moradores de Ceilândia e Santa Maria podem...

Nota Legal: segundo sorteio de 2026 será em 5 de novembro

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) marcou...

Boulevard Shopping Brasília recebe campanha de multivacinação no sábado (25)

Por Kleber Karpov Uma campanha de multivacinação será realizada neste...

Julho Amarelo reforça prevenção e diagnóstico precoce de hepatites virais

Por Kleber Karpov A campanha Julho Amarelo, promovida pela Organização...

Incêndio: Três linhas de trens têm funcionamento interrompido em São Paulo

Por Kleber Karpov Uma falha de energia interrompeu a circulação...

Sem capilaridade para disputa ao GDF Izalci Lucas deve disputar vaga a deputado federal pelo PL

Por Kleber Karpov O senador Izalci Lucas anunciou, nesta quinta-feira...

Mendonça autoriza PF a investigar repasses para financiar Dark Horse, filme sobre Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Destaques

Acusado pelos EUA, Brasil é referência no combate ao trabalho forçado

Por Kleber Karpov Nesta quarta-feira (22/Jul), produtos brasileiros destinados aos...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de tecnologia em Ceilândia e Santa Maria

Por Kleber Karpov Moradores de Ceilândia e Santa Maria podem...

Nota Legal: segundo sorteio de 2026 será em 5 de novembro

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) marcou...

Boulevard Shopping Brasília recebe campanha de multivacinação no sábado (25)

Por Kleber Karpov Uma campanha de multivacinação será realizada neste...

Julho Amarelo reforça prevenção e diagnóstico precoce de hepatites virais

Por Kleber Karpov A campanha Julho Amarelo, promovida pela Organização...