Por Kleber Karpov
Uma falha de energia interrompeu a circulação dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade na manhã desta quinta-feira (23), em São Paulo, causando transtornos para milhares de passageiros. A paralisação, que afeta o trecho entre as estações Brás e Sebastião Gualberto, foi agravada por um incêndio em um trem na região central. A concessionária Trivia Trens, que assumiu a operação das linhas na última terça-feira (21), informou que a causa da interrupção foi a falha no fornecimento de energia.
A interrupção dos serviços começou no início da manhã. Além das três linhas regulares, o Serviço Expresso Aeroporto também foi suspenso. A concessionária Trivia Trens, responsável pela operação há apenas dois dias, está com equipes atuando para solucionar o problema.
Paralelamente à falha de energia, um incêndio atingiu um dos trens por volta das 5h30, nas proximidades da rua Bresser, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e conseguiu controlar a situação.
Caos para passageiros
Com a paralisação, passageiros foram vistos desembarcando dos comboios e caminhando sobre os trilhos para chegar às estações. A situação gerou superlotação nas plataformas e impactou o trânsito no entorno das áreas afetadas.
Para mitigar os problemas, o sistema de ônibus Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado. O Metrô também passou a permitir, a partir das 6h, transferências nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera para auxiliar no deslocamento dos usuários.
Suspensão do rodízio
A Trivia Trens informou que “equipes técnicas atuam no local para identificara causa da ocorrência e realizar os reparos necessários” nas linhas afetadas. A empresa busca normalizar a operação o mais rápido possível.
Como resposta aos transtornos na Zona Leste, a prefeitura de São Paulo anunciou, por volta das 8h, a suspensão do rodízio de veículos na região. Segundo a CET, a medida é válida para as avenidas Celso Garcia, Radial Leste, Salim Farah Maluf, Avenida do Estado, Luiz Inácio de Anhaia Mello e para a Marginal Tietê..
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













