Meningite: Distrito Federal não apresenta surto da doença

Casos registrados se encontram dentro do padrão e são monitorados continuamente; vacina é a melhor forma de prevenção

Por Kleber Karpov

A Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal informou que não há surto de meningite na capital. Até meados de julho, foram registrados dois óbitos de crianças na faixa etária de 1 a 4 anos, mas os casos notificados estão dentro do padrão e são objeto de monitoramento contínuo pelas autoridades de saúde.

Cada caso suspeito é investigado individualmente para a identificação do agente causador da doença. Esse procedimento visa avaliar a necessidade de medidas preventivas e de controle, adotando as ações previstas nos protocolos do Ministério da Saúde quando necessário.

Entenda a doença e seus sintomas

A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, que são as membranas responsáveis por envolver o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça intensa (cefaleia), vômitos, confusão ou alteração do estado mental, aumento da sensibilidade à luz, rigidez na nuca, convulsões e erupções cutâneas.

Prevenção através da vacinação

A principal forma de prevenção contra a doença é manter o calendário vacinal atualizado, especialmente com as vacinas que protegem contra os agentes causadores da meningite bacteriana. A orientação é procurar atendimento médico imediatamente ao primeiro sinal de qualquer sintoma.

Atualmente, o esquema vacinal de rotina para crianças prevê duas doses e um reforço. A primeira dose da vacina meningocócica C é aplicada aos três meses de idade, seguida pela segunda dose aos cinco meses. Aos 12 meses, é administrada uma dose de reforço com a vacina ACWY.

Para os adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, a recomendação é a administração de uma dose única do imunizante ACWY para aqueles que nunca foram vacinados, ou como reforço para quem já possui pelo menos uma dose da vacina meningocócica C ou ACWY no histórico.

O imunizante está disponível em mais de 170 unidades básicas de saúde (UBS) distribuídas pelo Distrito Federal.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Farmacêuticos do IGESDF paralisam atividades e cobram insalubridade e reajuste salarial

Por Kleber Karpov Profissionais farmacêuticos contratados pelo Instituto de Gestão...

Destaques

Quaest nacional: Flávio tem 45% e Lula marca 44% a quatro dias do segundo turno

Por Kleber Karpov Pesquisa do instituto Quaest divulgada nesta quarta-feira...

Celina Leão lidera disputa ao Buriti com 58,8% dos votos válidos contra 41,2% do Leandro Grass, aponta Quaest

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

STF exclui ISS da base de cálculo do PIS e da Cofins

Por Kleber Karpov O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Governo propõe PEC para tarifa zero no transporte em fins de semana e feriados com verba de emendas

Por Kleber Karpov O Palácio do Planalto encaminhou ao Congresso...

Lula sanciona Prospera MEI com perdão de dívidas tributárias e novo teto de até R$ 140 mil

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...