Por Kleber Karpov
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), criou a Secretaria de Estado de Governança Digital e Integração por meio de um decreto publicado nesta sexta-feira (10/Abr). A medida ocorre após uma falha no sistema de folha de pagamento do governo, que resultou em pagamentos duplicados para aposentados e na ausência de salários para servidores da Secretaria de Saúde.
Motivação por falha no sistema
A decisão de instituir uma pasta dedicada exclusivamente à tecnologia governamental foi uma resposta direta a um erro sistêmico revelado pelo portal Metrópoles nesta semana. O incidente causou o pagamento em dobro para aposentados, enquanto servidores ativos da Saúde não receberam seus vencimentos na data correta.
Segundo a Secretaria de Economia, o problema na folha de pagamento foi resolvido no mesmo dia. A reestruturação administrativa, contudo, foi implementada na sequência do ocorrido, sinalizando uma mudança na gestão de dados e tecnologia da informação do Distrito Federal.
Estrutura e novas competências
Com a criação da nova secretaria, fica extinta a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que antes era subordinada à Secretaria de Estado de Economia do DF. A nova pasta absorverá as responsabilidades de modernização e gestão de dados.
As competências da Secretaria de Governança Digital e Integração incluem a governança e transformação digital, a gestão da tecnologia da informação e comunicação, a integração de dados governamentais e a promoção da inovação tecnológica e de serviços digitais ao cidadão. As coordenações de sistemas fazendários e arquitetura de dados tributários, no entanto, permanecerão sob a alçada da Secretaria de Economia.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










