Por Kleber Karpov
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, deve participar do programa Bom Dia, Ministro nesta quarta-feira (21/Jan). Na entrevista ao vivo produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o gestor deve tratar da proposta de extinção da escala 6×1 e da regulação de aplicativos de entrega. O debate foca na ampliação da proteção social e no fortalecimento de mecanismos de participação popular nas decisões orçamentárias federais.
https://youtu.be/VyzPiPy3M6U
A escala 6×1 deve ser o tema central da conversa com jornalistas e emissoras de rádio de diversas regiões do país. O modelo, que permite apenas um dia de descanso semanal, recebe críticas por gerar desgaste emocional e reduzir o convívio familiar dos empregados. O governo federal sinalizou apoio à redução da carga horária para jornadas que garantam dois dias consecutivos de repouso sem que haja diminuição na remuneração.
Estudos internacionais citados pelo ministro apontam ganhos de produtividade e saúde quando os trabalhadores possuem períodos de descanso mais equilibrados. O tema tramita no Congresso Nacional e depende de articulação política para avançar como política pública efetiva. A Secretaria-Geral defende que a mudança representa um avanço na qualidade de vida da classe trabalhadora brasileira e um ajuste necessário às práticas modernas de gestão.
Regulação e participação popular
A regulação dos serviços digitais de entrega e transporte também integra a pauta oficial do encontro na capital federal. O Grupo de Trabalho Técnico de Entregadores por Aplicativo busca diretrizes para um marco regulatório que ofereça segurança jurídica e direitos aos profissionais. A medida pretende formalizar proteções sociais mínimas para os trabalhadores de uma das atividades econômicas que mais crescem no território nacional.
O projeto Orçamento do Povo completa a lista de assuntos prioritários da entrevista do ministro. A proposta combina plenárias presenciais e ferramentas digitais para que a sociedade opine sobre a aplicação de verbas públicas nos municípios. O programa pode ser acompanhado pelo Canal Gov e pela Rádio Gov a partir das 8h, em transmissão conjunta com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;












