26.5 C
Brasília
13 mar 2026 18:46

Coleta de leite humano no DF fica abaixo da meta em 2025

Arrecadação mensal média atinge 1.752 litros enquanto planejamento prevê 2.000 litros para bebês internados

Por Kleber Karpov

A Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal (rBLH-DF) registrou média mensal de 1.752 litros em 2025 (20/Jan). O volume coletado ficou abaixo da meta de 2.000 litros necessária para suprir a demanda de bebês internados em UTIs neonatais. Ao todo, 6.113 doadoras garantiram o suporte a 16.903 recém-nascidos prematuros ou com baixo peso na rede pública e privada.

O montante acumulado no ano passado somou 21 mil litros de leite materno na capital federal. O insumo protege crianças contra infecções e doenças por meio de nutrientes e anticorpos essenciais ao desenvolvimento. A coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde (SES-DF), Mariane Curado Borges, explicou que o alcance do objetivo deve assegurar estabilidade ao sistema de saúde.

A gestora ressaltou que as crianças não estão desassistidas na rede distrital no momento. Segundo a representante, a prioridade da pasta é a manutenção de um estoque que permita atender a demanda de forma tranquila. Ela reforçou que o gesto solidário de mulheres lactantes deve fortalecer a assistência aos pacientes que necessitam do alimento para sobreviver.

“A importância de alcançar a meta é garantir um estoque de segurança adequado, de modo a atender de forma tranquila a todos os bebês internados nos hospitais do Distrito Federal”, afirmou Mariane Curado Borges.

Apoio logístico e técnico

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) efetuou 27.007 visitas domiciliares para captação do leite no último ano. A corporação executou cerca de 92% das coletas externas em cooperação direta com a gestão de saúde local. O Distrito Federal possui 14 bancos de leite e sete postos de coleta, o que o mantém como referência internacional em políticas de incentivo à amamentação.

Profissionais das unidades realizaram 203.490 atendimentos de apoio ao aleitamento entre janeiro e dezembro. O processo inclui controle de qualidade, pasteurização e orientação técnica para as famílias sobre o manejo correto do alimento. Mulheres que desejam doar devem realizar o cadastro pelo telefone 160, na opção 4, ou por meio do portal eletrônico Amamenta Brasília.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Ouvidoria da Mulher ganha novo espaço na PCDF

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Samambaia ganha unidade do Na Hora e amplia acesso a serviços no DF

Por Kleber Karpov A população de Samambaia receberá uma nova...

Trezentas Medalhas Mérito Economia são entregues a homenageados

Por Agência Brasília A Secretaria de Economia do Distrito Federal...

DF registra mais de 5,5 mil acidentes com animais peçonhentos em um ano

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Zanin nega pedido para determinar criação da CPI do Banco Master

Por Kleber Karpov O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal...

Destaques

Ouvidoria da Mulher ganha novo espaço na PCDF

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Samambaia ganha unidade do Na Hora e amplia acesso a serviços no DF

Por Kleber Karpov A população de Samambaia receberá uma nova...

Dia Mundial do Rim mobiliza população do DF com exames gratuitos e orientações

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Mundial do Rim,...

HBDF recebe novo tomógrafo que deve dobrar capacidade de realização de exames por imagem

Por Kleber Karpov O ambulatório de radiologia do Hospital de...

Trezentas Medalhas Mérito Economia são entregues a homenageados

Por Agência Brasília A Secretaria de Economia do Distrito Federal...