Governo federal lança campanha contra racismo no carnaval do Rio de Janeiro

Ações educativas buscam coibir injúria racial e discriminação em blocos e desfiles de escolas de samba

Por Kleber Karpov

O Ministério da Igualdade Racial lançou, na segunda-feira (12/Jan), no Rio de Janeiro, a campanha “Sem racismo o carnaval brilha mais”, que deve promover a valorização da cultura negra e o combate a práticas discriminatórias. A iniciativa distribui materiais informativos em ensaios, quadras e blocos para prevenir ofensas e violências simbólicas durante as festividades. Camaçari, na Bahia, deve receber a mobilização na próxima sexta-feira (16 de janeiro).

A mobilização foca na entrega de leques e adesivos que orientam foliões sobre o enfrentamento ao racismo estrutural. O projeto estabelece protocolos para lidar com fantasias ofensivas e condutas abusivas em espaços públicos e privados. Segundo o cronograma, estados e municípios que aderiram ao Plano Juventude Negra Viva devem receber os materiais educativos em todas as regiões brasileiras até o término do período carnavalesco.

“Lançamos a campanha para cuidar e respeitar as mãos negras de quem faz acontecer e também se diverte no maior espetáculo da Terra”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Cooperação técnica

Um Termo de Cooperação Técnica assinado com a Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro formalizou a divulgação das diretrizes nas escolas da Série Ouro. O documento prevê a exposição de mensagens da campanha em eventos oficiais e ensaios técnicos sob gestão da entidade. A medida tenta assegurar que o maior movimento cultural do país ocorra sem episódios de segregação ou preconceito.

Retomada de políticas

A deputada federal Benedita da Silva defendeu a importância da integração entre os ministérios da Cultura, Direitos Humanos e Cidadania, e das Mulheres para o sucesso da ação. O secretário de Igualdade Racial do Rio de Janeiro, Edson Santos, e o carnavalesco Milton Cunha acompanharam o lançamento oficial. Para os gestores, a articulação institucional deve fortalecer a rede de proteção à população negra nos grandes eventos de massa.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

MPC-DF aciona TCDF por atraso e cortes nos repasses do GDF à Defensoria Pública do DF

Por Kleber Karpov O Ministério Público de Contas do Distrito...

Festa do Morango tem vacinação neste sábado (5)

Por Kleber Karpov Visitantes da 30ª Festa do Morango, em...

GDF recorre ao STF para destravar aval da União para empréstimo de R$ 6,6 bilhões ao BRB

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) ajuizou,...

Celina Leão anuncia mutirão de cirurgias ortopédicas no Distrito Federal

Por Kleber Karpov A governadora em exercício do Distrito Federal,...

Destaques

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

MPC-DF aciona TCDF por atraso e cortes nos repasses do GDF à Defensoria Pública do DF

Por Kleber Karpov O Ministério Público de Contas do Distrito...