Por Kleber Karpov
A Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia sediou a Ação Mulher Cidadã nesta quinta-feira (15). O evento contou com a participação da subsecretária de Promoção da Mulher do Distrito Federal, Renata D’Aguiar, que defendeu a integração de políticas públicas para o fortalecimento da cidadania e proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa ofereceu atendimentos gratuitos focados na garantia de direitos, cuidado e, primordialmente, na autonomia financeira.
Durante a atividade, a gestora enfatizou que a presença direta do governo junto à comunidade permite ações efetivas e imediatas. Para Renata D’Aguiar, a oferta de ferramentas para a geração de renda é um passo fundamental para que as mulheres consigam romper ciclos de violência doméstica.
“Essa atividade tem como objetivo integrar políticas públicas de inclusão social, proteção e fortalecimento da cidadania da mulher. Em atuações como essas, o governo se faz ainda mais presente junto a esse público tão vulnerável com ações efetivas e imediatas”, afirmou D’Aguiar.

Serviços e cidadania
A Secretaria da Mulher coordenou a oferta de atendimentos psicossociais, orientações jurídicas em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal e distribuição de absorventes. A estrutura incluiu ainda a unidade itinerante da Agência do Trabalhador, que disponibilizou vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego e inscrições em cursos profissionalizantes.
Empreendedorismo e capacitação
O público feminino teve acesso a informações sobre o programa Prospera, voltado ao microcrédito, e apoio ao empreendedorismo. Usuárias da unidade, como a dona de casa Madalena Ripardo, destacaram a importância do acolhimento para a reconstrução da vida após episódios de violência.
A unidade da Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia mantém funcionamento 24 horas por dia. O espaço oferece alojamento temporário por até 48 horas para vítimas e seus filhos, além de abrigar o programa PROMulher, focado em oficinas e mentorias profissionais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










