Enfermagem assume pela primeira vez direção do Samu no Distrito Federal

Presidente do Cofen destaca fortalecimento do sistema de saúde com mulheres da categoria em postos de liderança

Por Kleber Karpov

A enfermeira Lorhana Martins Morais Silva assumiu a direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU-DF), marcando um fato inédito na gestão do órgão. A nova diretora, acompanhada pela enfermeira substituta Janaína de Azevedo Rodrigues e pelo vice-presidente do Coren-DF, Alberto César Lopes, foi recebida em visita institucional pelo presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, nesta quarta-feira (14).

A nomeação representa um marco para a categoria no Sistema Único de Saúde (SUS). Lorhana Morais possui mais de 12 anos de atuação no serviço, acumulando experiência técnica e prática no atendimento pré-hospitalar, elementos considerados fundamentais para a condução estratégica da rede de urgência e emergência na capital federal.

Liderança e representatividade

Durante o encontro na sede do conselho federal, os gestores debateram a valorização profissional e a relevância da Enfermagem em cargos de tomada de decisão. O presidente do Cofen ressaltou que a ocupação de espaços estratégicos reafirma a competência técnica da categoria e qualifica a gestão pública.

“A presença de mulheres da Enfermagem em posições de liderança fortalece o sistema de saúde, promove decisões mais conectadas com a realidade do cuidado e evidencia a relevância da categoria na construção de um SUS mais eficiente, humano e resolutivo”, afirmou Manoel Neri.

Avanço institucional

O vice-presidente do Coren-DF, Alberto César Lopes, avaliou a mudança na diretoria como um avanço para a profissão no Distrito Federal. Segundo o representante, a escolha de uma profissional que conhece o funcionamento do serviço desde a base garante uma administração sensível às demandas reais da assistência.

Responsabilidade técnica

Para a nova diretora, a missão envolve o reconhecimento da trajetória da categoria no suporte pré-hospitalar. Ela enfatizou que a gestão deve focar no fortalecimento das equipes multiprofissionais e na agilidade do atendimento à população brasiliense.

“Trata-se de um reconhecimento à trajetória da Enfermagem no atendimento pré-hospitalar e ao trabalho coletivo construído diariamente por profissionais que conhecem a realidade do serviço desde a base. Nosso compromisso é fortalecer a gestão, valorizar as equipes multiprofissionais e garantir um atendimento cada vez mais qualificado, ágil e humanizado à população, em plena consonância com os princípios do SUS”, disse Lorhana Martins.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Enfermagem, SAMU-DF, Cofen, Gestão Pública, SUS

CLDF destaca importância da amamentação e das doadoras de leite humano no DF

Por Kleber Karpov O plenário da Câmara Legislativa do Distrito...

12ª Conferência Distrital de Saúde: etapas regionais acontecem em junho e julho

Por Kleber Karpov As etapas regionais da 12ª Conferência Distrital...

Saúde leva inserção de implanon e vacinação à Ceilândia durante GDF na Sua Porta

Por Kleber Karpov A população de Ceilândia recebe, desde a...

EUA atacam PIX para favorecer empresas de pagamentos estadunidenses

Por Kleber Karpov O escritório do Representante Comercial dos Estados...

TSE julga recurso de Castro contra decisão que o tornou inelegível

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga, nesta...

Destaques

Enfermagem Multiverso: solenidade celebra a transversalidade da saúde e homenageia profissionais

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

CLDF destaca importância da amamentação e das doadoras de leite humano no DF

Por Kleber Karpov O plenário da Câmara Legislativa do Distrito...

12ª Conferência Distrital de Saúde: etapas regionais acontecem em junho e julho

Por Kleber Karpov As etapas regionais da 12ª Conferência Distrital...

Beneficiários do Bolsa Família têm até o fim deste mês para cumprir condicionalidades de saúde

Por Kleber Karpov Os beneficiários do Programa Bolsa Família no...