Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começa, nesta quarta-feira (03), a vacinar gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A pasta recebeu, na terça-feira (02), uma remessa de 9.465 doses do imunizante. A distribuição ocorre para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF. Esquema vacinal prevê dose única a cada gestação.
Clique aqui para conferir os locais de vacinação no DF.
Critérios e funcionamento
De acordo com a gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, o público-alvo abrange mulheres a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna. A estratégia tem como foco a prevenção da bronquiolite em recém-nascidos. A proteção ocorre de forma passiva, ainda no útero.
“O início da vacina materna contra vírus sincicial respiratório será uma importante estratégia de prevenção da bronquiolite nos bebês por meio da transferência de anticorpos através da placenta da mãe”, explicou Tereza Luiza.
Cronograma para bebês
A SES-DF mantém o planejamento de imunização direta para recém-nascidos. A aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe deve ocorrer em fevereiro. A escolha do mês deve-se ao período de maior incidência de doenças respiratórias em bebês. A medida visa complementar a proteção iniciada com a vacinação materna.
Distribuição nacional
O Ministério da Saúde adquiriu um total de 1,8 milhão de doses do imunizante. O primeiro lote, com 673 mil unidades, está em processo de distribuição pelo território nacional. A meta das autoridades sanitárias é alcançar uma cobertura de 80% do público-alvo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










