19.5 C
Brasília
05 dez 2025 01:25

65ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão atende 4 mil pessoas em Água Quente

Ação da Sejus-DF concentra serviços de saúde, emissão de documentos e assistência social na região administrativa

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realizou, nesta sexta-feira (28) e sábado (29), a 65ª edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão na região administrativa de Água Quente. A iniciativa reuniu mais de 4 mil moradores no Condomínio Residencial Dom Francisco e ofertou serviços públicos, atendimentos de saúde e atividades culturais para a comunidade local.

O evento disponibilizou uma estrutura para a resolução de demandas administrativas e de documentação. A população teve acesso à emissão de carteiras de identidade nacional por meio da carreta da Polícia Civil, além de serviços do Na Hora e atendimentos de assistência social.

A programação incluiu cuidados voltados à saúde preventiva, com aferição de pressão e exames rápidos. Para o público infantil, houve atividades lúdicas, brinquedos e distribuição de alimentos, enquanto o público idoso participou de atividades físicas por meio do programa Viver 60+.

Assistência materno-infantil e animal

A edição contemplou ações específicas para grupos vulneráveis. O programa Nasce uma Estrela atendeu mais de 100 mulheres, entre gestantes e mães de recém-nascidos, com palestras sobre amamentação e primeiros socorros ministradas por especialistas. Ao final, as participantes receberam kits de enxoval produzidos nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap/DF).

No segmento de proteção animal, a Secretaria de Proteção Animal (Sepan-DF) realizou a vacinação e o cadastro para a castração de animais domésticos. Durante os dois dias de evento, 168 animais entraram na lista para o procedimento cirúrgico gratuito.

“Já realizamos mais de 500 mil atendimentos em todo o Distrito Federal, aproximando o governo da população e transformando realidades”, afirmou Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania.

Balanço

Esta foi a segunda passagem do programa pela região de Água Quente. A ação integra a política de descentralização dos serviços públicos do Governo do Distrito Federal, com o objetivo de facilitar o acesso da população a direitos básicos sem a necessidade de grandes deslocamentos.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...