Por Kleber Karpov
Cerca de 300 alunos de 10 a 12 anos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 da Estrutural e da Escola Classe 25 de Ceilândia devem visitar o Autódromo Internacional Nelson Piquet nesta sexta-feira (28/Nov), às 14h. A visita faz parte das ações especiais da reinauguração do autódromo, que voltou a receber corridas depois de mais de dez anos. O evento é durante a Stock Car Brasília 2025.
Os estudantes poderão ver de perto a estrutura do evento, assistir aos treinos das categorias da Stock Car e participar de atividades sobre esporte, tecnologia e segurança no trânsito. O objetivo é aproximar os alunos do mundo do automobilismo e incentivar o interesse por ciência, trabalho em equipe e educação no trânsito.
Um equipamento para todos
O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, destacou que o novo autódromo é um equipamento para todos. A vivência inspira sonhos, aproxima o esporte da comunidade e fortalece o sentimento de pertencimento.
“A visita desses 300 estudantes mostra que o novo autódromo é um equipamento para todos. Essa vivência inspira sonhos, aproxima o esporte da comunidade e fortalece o sentimento de pertencimento. Além disso, a reabertura do autódromo vai movimentar o turismo, impulsionar a economia e recolocar Brasília no circuito dos grandes eventos nacionais”, destacou Cristiano Araújo.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, disse que o momento marca uma oportunidade única para as novas gerações. Ela disse que levar os estudantes para conhecer o autódromo é abrir portas para novos sonhos.
“Levar nossos estudantes para conhecer o autódromo é abrir portas para novos sonhos. Quando unimos esforços entre as secretarias de Turismo e de Educação e Instituto BRB, conseguimos transformar equipamentos públicos em espaços de descoberta, aprendizado e inspiração”, afirmou Hélvia Paranaguá.
O CEO da Vicar, Lincoln Oliveira, reforçou a importância de aproximar as crianças do universo do automobilismo. Ele disse que os alunos são o público do futuro.
“Eles são o nosso público do futuro, as pessoas que virão por anos torcer por nossos pilotos e vibrar com a velocidade dos nossos carros. O automobilismo também envolve uma infinidade de profissões — de mecânicos a fotógrafos, de enfermeiros a engenheiros — e tenho certeza de que muitos desses pequenos vão sair daqui sonhando em fazer parte desse mundo”, disse Lincoln Oliveira.
Público recorde e gratuidade
A Stock Car, na reinauguração do autódromo, deve receber até 30 mil pessoas por dia. As arquibancadas oferecidas pela Secretaria de Turismo (Setur-DF) tiveram acesso totalmente gratuito, mediante retirada de ingressos disponibilizados pelo Banco BRB e pela Vicar, por meio do site oficial da competição.
No sábado (29/Nov), devem ocorrer os treinos oficiais e a corrida sprint da Stock Car. Para facilitar o acesso, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a extensão do programa Vai de Graça para o sábado, assegurando gratuidade no transporte público.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










