Por Kleber Karpov
A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) deve definir as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2026. A semana de 23 a 27 de fevereiro foi estabelecida, por meio da Portaria Nº 923, para o pagamento da primeira parcela ou da cota única. A data de vencimento depende do último dígito da placa do veículo. A impressão do boleto para pagamento deve estar disponível em 1º de janeiro. O contribuinte pode dividir o pagamento em até seis parcelas iguais e sucessivas.
Regras de pagamento
O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 50, esclareceu Fabrício Bernardes, gerente do IPVA na Secretaria de Economia. Quando o valor total do IPVA for inferior a R$ 100, o pagamento deve ser feito em cota única. Quem optar por pagar à vista terá desconto de 10%.
O GDF não deve mudar as alíquotas: 1% para veículos de carga com lotação acima de 2.000 kg, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e tratores de esteira, de rodas ou mistos. A alíquota é de 2% para ciclomotores, motocicletas, motonetas, quadriciclos e triciclos. A taxa é de 3% para automóveis, caminhonetes e utilitários. A variação de valores dos veículos se dá em decorrência do mercado, por conta do ano e da marca do modelo.
Reclamação contra o lançamento
O contribuinte pode apresentar reclamação contra o lançamento, no prazo de 30 dias úteis, contados da publicação do Edital de Lançamento. O procedimento deve ser feito diretamente no Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










