Por Kleber Karpov
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I retomou os atendimentos à população, nesta semana, após passar por um processo de revitalização e ampliação. A maior unidade da região administrativa recebeu investimentos da ordem de R$ 1 milhão para modernização das instalações, o que inclui reparos estruturais e climatização total dos ambientes.
As obras abrangeram a substituição de revestimentos e pintura, além de reparos essenciais nos telhados, pisos e nos sistemas hidráulico e elétrico. O projeto contemplou a readequação do espaço físico, o que permitiu a criação de quatro novos consultórios.
A unidade passa a contar com 25 salas disponíveis para o atendimento ao público, equipadas com sistema de ar-condicionado. A intervenção busca oferecer maior conforto tanto para os pacientes quanto para os servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF).
“São consultórios médicos, de enfermagem, salas de acolhimento, medicação e curativos. Além da parte interna, também revitalizamos sala de apoio para o servidor, copa e banheiros novos, mais amplos e para atender pacientes. A revitalização representa uma oportunidade para melhorar ainda mais o atendimento”, explicou Suderlan Sabino Leandro, gerente da unidade.
Gestão e atendimento
Os serviços da UBS 1 não sofreram interrupção durante as obras, iniciadas em 2024. A gestão realocou os atendimentos para equipamentos públicos próximos, como a Casa do Idoso e o Terminal Rodoviário, para garantir a assistência aos mais de 30 mil usuários cadastrados.
A unidade oferta serviços de atenção primária, como consultas médicas, acompanhamento pré-natal, vacinação, exames laboratoriais e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O diretor de Atenção Primária à Saúde da região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, destacou o empenho da equipe durante a transição.
“Foi uma resiliência absurda. Os servidores entenderam que não podiam parar, porque sem o nosso serviço, a população ficaria desassistida. Mexemos em tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”, afirmou Mota.
Para Afonso Abreu, coordenador de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, a ambiência e a estrutura física constituem pilares fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) na ponta do atendimento. A solenidade de entrega contou com a presença do deputado distrital Hermeto, do administrador regional Rogério Sales e do subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













