25.5 C
Brasília
07 mar 2026 11:33

Governo entrega UBS 1 do Riacho Fundo I reformada com investimento de R$ 1 milhão

Reforma amplia consultórios e moderniza estrutura para atender 30 mil usuários cadastrados

Por Kleber Karpov

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Riacho Fundo I retomou os atendimentos à população, nesta semana, após passar por um processo de revitalização e ampliação. A maior unidade da região administrativa recebeu investimentos da ordem de R$ 1 milhão para modernização das instalações, o que inclui reparos estruturais e climatização total dos ambientes.

As obras abrangeram a substituição de revestimentos e pintura, além de reparos essenciais nos telhados, pisos e nos sistemas hidráulico e elétrico. O projeto contemplou a readequação do espaço físico, o que permitiu a criação de quatro novos consultórios.

A unidade passa a contar com 25 salas disponíveis para o atendimento ao público, equipadas com sistema de ar-condicionado. A intervenção busca oferecer maior conforto tanto para os pacientes quanto para os servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF).

“São consultórios médicos, de enfermagem, salas de acolhimento, medicação e curativos. Além da parte interna, também revitalizamos sala de apoio para o servidor, copa e banheiros novos, mais amplos e para atender pacientes. A revitalização representa uma oportunidade para melhorar ainda mais o atendimento”, explicou Suderlan Sabino Leandro, gerente da unidade.

Gestão e atendimento

Os serviços da UBS 1 não sofreram interrupção durante as obras, iniciadas em 2024. A gestão realocou os atendimentos para equipamentos públicos próximos, como a Casa do Idoso e o Terminal Rodoviário, para garantir a assistência aos mais de 30 mil usuários cadastrados.

A unidade oferta serviços de atenção primária, como consultas médicas, acompanhamento pré-natal, vacinação, exames laboratoriais e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O diretor de Atenção Primária à Saúde da região Centro-Sul, Luis Henrique Mota, destacou o empenho da equipe durante a transição.

“Foi uma resiliência absurda. Os servidores entenderam que não podiam parar, porque sem o nosso serviço, a população ficaria desassistida. Mexemos em tudo, do chão ao telhado. Foi um marco”, afirmou Mota.

Para Afonso Abreu, coordenador de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, a ambiência e a estrutura física constituem pilares fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) na ponta do atendimento. A solenidade de entrega contou com a presença do deputado distrital Hermeto, do administrador regional Rogério Sales e do subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de clínicas de estética no DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Pesquisa internacional no HRT avalia nova ferramenta para rastrear neuropatia diabética

Por Kleber Karpov A Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional...

Destaques

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Encontro marca início de nova etapa de formação em cursos técnicos da Escola de Saúde Pública do DF

Por kleber Karpov Estudantes dos quatro cursos técnicos da Escola...

Moraes vota por tornar Malafaia réu por ofensa ao Comando do Exército

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...