Por Kleber Karpov
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou, neste domingo (23/Nov), o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil com a divulgação de dados positivos sobre o tratamento oncológico na capital federal. A unidade de saúde destacou as elevadas taxas de cura registradas em pacientes diagnosticados com leucemias, equiparáveis aos índices observados em países desenvolvidos.
Prevalência e tipos
Segundo levantamento da instituição, os cânceres do sistema hematopoiético são os mais frequentes na pediatria, representando 43% dos casos atendidos.
Na sequência, aparecem os tumores cerebrais (19%), neuroblastomas (8%), sarcomas de partes moles (7%), tumor de Wilms (6%), tumores ósseos (5%) e retinoblastoma (3%).
A Leucemia Linfoide Aguda (LLA), tipo mais comum da doença nessa faixa etária, apresenta atualmente uma taxa de sobrevida e cura de 80% na unidade, resultado atribuído à especialização da equipe e aos protocolos adotados.
Importância do diagnóstico
A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, ressaltou que a agilidade na identificação dos sintomas é determinante para o sucesso terapêutico.
“Quanto mais cedo o médico pediatra generalista desconfiar que tem alguma coisa errada e encaminhar para o centro de referência, melhores condições clínicas terá aquela criança para começar o tratamento e melhor a chance de cura”, afirmou a oncologista.
Suporte
Para garantir a precisão nos tratamentos, o hospital utiliza o Laboratório de Pesquisa Translacional, que realiza exames complexos para definição da conduta clínica mais adequada a cada paciente.
Além do suporte médico, a unidade mantém a Classe Hospitalar, projeto em parceria com a Secretaria de Educação que permite a continuidade dos estudos durante o período de internação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










