Por Kleber Karpov
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, nesta sexta-feira (21/Nov), da Santa Convocação Sacerdotal 2025, realizada na sede da Igreja Sara Nossa Terra, no Sudoeste. Durante o evento, o chefe do Executivo ressaltou as políticas públicas voltadas ao segmento religioso, com ênfase no programa de regularização de templos e no uso da moeda social.
Ibaneis destacou o programa Igreja Legal e a implementação da moeda social como ferramentas centrais para garantir segurança jurídica às instituições. A medida permite que as entidades obtenham a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) mediante a oferta de serviços gratuitos à comunidade, substituindo o pagamento financeiro pela contrapartida social.
“Nós criamos o maior programa de regularização de templos do Brasil. Nós implantamos também um sistema, porque muitas igrejas não tinham arrecadação para pagar a prestação. Eu criei e regulamentei a moeda social, que é o trabalho que a igreja já faz de acolher os jovens e as famílias e dar um caminho onde o governo não consegue chegar”, afirmou Rocha.
Segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), a iniciativa já beneficiou mais de 550 imóveis desde 2019.
Estrutura e memória
O gestor também mencionou a criação da Unidade de Assuntos Religiosos (Unar) e a norma que obriga a reserva de áreas para atividades religiosas em novos bairros. Outro ponto abordado foi o investimento de R$ 74 milhões na construção do Museu da Bíblia, visando preservar a memória religiosa e fomentar o turismo.
Ibaneis relembrou ainda a decisão de manter os templos abertos durante a pandemia de Covid-19, reconhecendo as igrejas como atividade essencial para o acolhimento da população em situação de vulnerabilidade.
Sobre o evento
A Santa Convocação Sacerdotal reuniu cerca de 2,5 mil pessoas para reflexão e planejamento pastoral. O encontro, que integra o calendário anual da instituição, segue com programação até sábado (22/Nov).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










