18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:17

GDF estabelece funcionamento de serviços públicos e amplia transporte para feriado da Proclamação da República e segundo dia do Enem

Parques ecológicos ficam abertos, serviços essenciais devem manter atendimento 24h e transporte público é gratuito em todo o fim de semana

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceu o esquema de funcionamento dos serviços públicos essenciais para o feriado da Proclamação da República (15/Nov) e para o domingo seguinte, 16 de novembro. Este domingo deve sediar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O transporte público por ônibus deve operar com gratuidade por meio do programa Vai de Graça durante todo o fim de semana. As linhas próximas aos locais de prova devem ter ampliação das viagens para facilitar o deslocamento dos candidatos.

Transporte no Enem

A gratuidade no transporte coletivo deve valer tanto no sábado, 15 de novembro, quanto no domingo. No feriado, os ônibus devem circular com a tabela de horários dos domingos e feriados, com reforço nas linhas que atendem áreas comerciais.

No domingo, o reforço nas viagens deve ocorrer nas linhas que circulam perto dos locais de aplicação do Enem, sobretudo entre 12h e 13h, antes do fechamento dos portões. O aumento da frota também está previsto para a saída dos candidatos, entre 18h30 e 20h30. A linha 0.110 (Rodoviária do Plano Piloto/UnB) tem autorização para operar exclusivamente no domingo.

O Metrô-DF deve funcionar no sábado, 15 de novembro, das 7h às 19h. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não deve ter expediente administrativo no sábado. Contudo, o órgão deve manter plantões nas áreas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito.

Atendimento de concessionárias e bancos

As equipes de operação e manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) devem atuar normalmente. Os consumidores podem utilizar a Central 115 ou o WhatsApp (61) 3029-8115 para solicitar serviços. Não haverá atendimento presencial na sede e nos escritórios da Companhia.

Na CEB IPes, os serviços de atendimento ao público devem permanecer disponíveis 24 horas pelos canais oficiais. Os canais incluem o telefone 155, o aplicativo Ilumina DF, o WhatsApp (61) 3774-1155 e o site oficial da Companhia. O Banco de Brasília (BRB) não deve ter expediente nas agências e nos correspondentes.

Assistência social e áreas de lazer

Catorze restaurantes comunitários devem funcionar no sábado, 15 de novembro, servindo café da manhã, almoço e jantar. A lista inclui as unidades de Arniqueira, Brazlândia, Gama, Itapoã, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, São Sebastião, Pôr do Sol, Samambaia, Samambaia Expansão, Sobradinho, Varjão e Paranoá. Os restaurantes de Ceilândia, Estrutural e Sol Nascente não devem funcionar, e a unidade de Planaltina permanece fechada para manutenção.

As unidades de conservação do Instituto Brasília Ambiental devem abrir normalmente e manter os horários habituais. O Jardim Botânico de Brasília e o Zoológico devem funcionar com acesso gratuito no feriado, em virtude do Decreto do Lazer para Todos.

Ações da Secretaria da Mulher e Justiça

A Secretaria da Mulher deve manter o funcionamento da Casa da Mulher Brasileira e da Casa Abrigo, as quais não fecham. As demais unidades, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Espaços PROMulher, não devem abrir aos fins de semana.

As unidades do Na Hora estarão fechadas, com retorno previsto para segunda-feira, 17 de novembro. A Defensoria Pública do Distrito Federal deve atuar exclusivamente pelo plantão para demandas urgentes, com atendimento presencial 24 horas no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa. Demandas urgentes dos conselhos tutelares devem ser registradas por meio do telefone 125.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...