Por Kleber Karpov
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oficializou, nesta segunda-feira (10), a cessão de uma planta produtiva da empresa francesa bioMérieux, localizada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A nova unidade industrial deve ampliar a capacidade nacional de produção de insumos e kits diagnósticos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Acordo estratégico
A fábrica será cedida à fundação por um período inicial de dez anos. A bioMérieux optou por transferir a estrutura, em vez de encerrar as atividades no local, devido à redefinição de seu modelo de negócios no Brasil e ao histórico de parcerias com a saúde pública nacional desde a década de 1970.
As duas instituições já haviam firmado, em junho, um memorando de entendimento voltado à cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
Nova operação
A previsão é que a Fiocruz inicie as atividades no novo campus em março de 2026, com prioridade para a linha de testes rápidos. A unidade será integrada ao Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz).
A infraestrutura permitirá a execução completa do ciclo produtivo, desde o corte e processamento final até a montagem dos kits. O local também abrigará áreas para controle de qualidade e produção de painéis de avaliação externa.
Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a incorporação da fábrica visa reduzir o tempo de produção e fortalecer a autonomia do Brasil no setor de diagnósticos.
“Esse é um passo estratégico para ampliar a capacidade nacional de produção e inovação em diagnósticos, gerando benefícios à população ofertando ferramentas diagnósticas precisas, tempestivas, sustentáveis, acompanhando o avanço tecnológico em favor do enfrentamento de emergências sanitárias”, afirmou Moreira.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










