Por Kleber Karpov
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia II deve ser a primeira unidade a receber o Programa de Aperfeiçoamento Profissional em Área da Saúde. A iniciativa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), responsável pela gestão das UPAs do DF, deve ofertar 16 vagas para cinco especialidades da Saúde, com previsão de início para 15 de dezembro de 2025.
O programa, com duração de sete meses, tem como, principal objetivo, fortalecer a formação multiprofissional dos profissionais de saúde, de modo a promover a capacitação dos participantes para o mercado de trabalho. Além de ampliar o cuidado integrado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Vagas ofertadas
Na UPA Ceilândia II, pioneira na implantação do projeto, o programa foi estruturado para receber 16 participantes. As vagas são direcionadas a estudantes e profissionais recém-formados em quatro áreas essenciais para o pronto atendimento: Enfermagem (nível superior e técnico), Serviço Social, Fisioterapia e Nutrição. A iniciativa combina atividades teóricas e práticas supervisionadas com ênfase em urgência e emergência.

Expansão do projeto
Segundo informações da Diretoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (DIEP), do IGESDF, responsável pela publicação do Edital, esta primeira edição na UPA de Ceilândia II deve funcionar como um projeto-piloto. Proposta essa que pode ser estendida para outras unidades de saúde geridas pelo Instituto, a depender da avaliação da adesão e dos resultados alcançados.As informações completas e detalhadas para os interessados no processo seletivo se encontram no edital publicado.
Confira o Edital:
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










