Por Kleber Karpov
O projeto “IA nas Escolas” foi iniciado na segunda-feira (20/Out) no galpão anexo ao Planetário de Brasília. A iniciativa, promovida pelo Instituto Integra Mais Um com apoio de representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), transforma o local em um ambiente interativo para o aprendizado prático sobre inteligência artificial (IA). O evento, que segue até 19 de novembro, visa promover a inclusão digital de estudantes e do público em geral.
Durante o período da exposição, o projeto receberá aproximadamente 1.600 alunos da rede pública de ensino. Para esses estudantes, a participação inclui a garantia de transporte e lanches gratuitos, facilitando o acesso às atividades de inovação.

Aos fins de semana, o espaço também estará aberto para a comunidade. O local funciona de terça-feira a domingo, das 7h30 às 19h. O Planetário manterá sessões na cúpula às 18h, de terça a sexta-feira, e às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h nos fins de semana e feriados.
“Não basta apenas falar sobre inteligência artificial; precisamos garantir que os estudantes da nossa rede pública tenham contato direto e prático com essas ferramentas”, ressalta o titular da Secti-DF, Rafael Vitorino.
“Queremos despertar a curiosidade, aproximar a inteligência artificial do cotidiano e inspirar novas gerações a enxergarem a inovação como caminho de aprendizado, carreira e impacto social”, resumiu Paiva.
A programação do “IA nas Escolas” oferece o Museu da História da IA, uma exposição de NFTs e um quiz interativo. Os visitantes também podem acessar uma área gamer e experiências de realidade virtual.
Complementam a agenda palestras com o curador do projeto, Clark Paiva, que abordará os impactos e as possibilidades da tecnologia. As escolas interessadas em participar podem realizar o agendamento da visita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 98594-9556.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;












