Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ofereceu Brasília como sede alternativa para a final da Conmebol Libertadores 2025, marcada para o dia 29 de novembro. A iniciativa foi formalizada em ofícios enviados à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A oferta ocorre após o Governo do Peru decretar estado de emergência em Lima, cidade que originalmente receberia o jogo, devido à crescente violência, manifestações e instabilidade política.
Atualmente, a Copa Libertadores está na fase semifinal, com os duelos entre Flamengo e Racing, da Argentina, e Liga Deportiva Universitaria (LDU), do Equador, e Palmeiras. Os vencedores decidem a competição em jogo único.
Nos documentos, Ibaneis Rocha destacou que a Arena BRB Mané Garrincha está totalmente preparada para a partida. “Trata-se do segundo maior estádio do Brasil, com capacidade de 72.851 espectadores, dispondo, portanto, de porte para sediar esse importante evento esportivo”.
O governador ressaltou que Brasília garante segurança total e infraestrutura completa para o evento, incluindo manutenção de alto padrão do gramado e apoio das forças de segurança pública. Ibaneis Rocha também reforçou a ampla e qualificada rede hoteleira, a infraestrutura urbana moderna e a localização estratégica da Arena, próxima a shoppings, restaurantes, hotéis e com fácil acesso a aeroporto e rodoviária.
Experiência consolidada
A experiência da capital federal em grandes eventos internacionais foi destacada, citando a Copa do Mundo Fifa 2014, os Jogos Olímpicos de 2016, a Copa América, a Supercopa do Brasil, partidas da Seleção Brasileira e etapas das Ligas das Nações de Vôlei.
“Em razão desses e outros atributos, estou seguro de que a realização do jogo da final da Conmebol Libertadores, no próximo dia 29 de novembro, em Brasília, será mais uma exitosa parceria em prol do futebol mundial”, concluiu o governador.
A capital do país tem se destacado na realização de eventos internacionais. O Distrito Federal recebeu 80.966 turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 75,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 46.105 visitantes. O número já superou todo o fluxo de 2024, que somou 68.469 turistas internacionais.
Casa da Seleção
Brasília recebeu dois jogos da Seleção Brasileira no atual ciclo das Eliminatórias da Copa do Mundo, registrando o maior público do Brasil na competição: 70.027 no confronto contra a Colômbia. Este foi também o maior público da história do Mané Garrincha, superando os 69.383 presentes no empate da Seleção masculina com a África do Sul pelas Olimpíadas de 2016.
Ao todo, a Arena BRB Mané Garrincha recebeu 11 jogos da Seleção masculina após sua reconstrução. A arena também já recebeu a Seleção feminina, que voltará a atuar no local durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá Brasília entre as sedes. A Seleção masculina sub-17 venceu o Mundial da categoria na capital federal, em 2019, no Bezerrão.
Capital dos grandes eventos
Nos últimos dois anos, a capital recebeu eventos como o Rally dos Sertões, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o mundial de beach tennis, o Grand Prix Internacional de Boxe, o Jungle Fight 126, o K-1 World GP 2024 e o Brasília Champions 2024.
A recepção de eventos de grande porte não se resume aos esportes. A capital sediou a 51ª edição da Abav Expo, o festival Capital Moto Week e shows de astros internacionais, como Bruno Mars, Red Hot Chili Peppers, Roger Waters e Paul McCartney.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










