Por Kleber Karpov
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Banco de Brasília (BRB), promoveu a segunda edição do Projeto GerAção Enem. A ação, realizada nesta terça-feira (21/Out), marcou o início de uma série de atividades de preparação intensiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, destinadas aos alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública. O projeto visa fortalecer a preparação dos estudantes, promover a equidade e ampliar o acesso ao ensino superior.
Preparação intensiva
A segunda edição do evento contou com aulas ministradas das 9h às 15h. A programação abrangeu as disciplinas de matemática, redação, ciências humanas e sociais aplicadas, ativação corporal, ciências da natureza e suas tecnologias, teoria de resposta ao item (TRI) e língua portuguesa.
Durante as atividades, os estudantes receberam dicas práticas para a resolução de questões, o gerenciamento do tempo de prova e a manutenção do equilíbrio emocional, aspectos considerados essenciais para um bom desempenho no exame.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, ressaltou que o projeto representa uma oportunidade de transformação e incentivo aos jovens da rede pública.
“Essa é uma parceria que acredita na educação e no potencial dos nossos estudantes. Essa união mostra que, quando trabalhamos juntos, abrimos caminhos para que mais jovens realizem o sonho de ingressar na universidade”, destacou Hélvia Paranaguá.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, reforçou o compromisso do banco público em apoiar a educação e ampliar oportunidades para os jovens da rede pública.
“Essa parceria mostra que juntos podemos transformar o futuro. Jovens, usem cada aula, cada material e cada dica para acreditar no potencial de vocês e conquistar seus sonhos”, disse Costa.
Foco no emocional
Entre os 350 estudantes presentes na aula presencial estava Milka Cardoso, 18 anos, aluna do Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CED) 308 do Recanto das Emas. A estudante, que também frequenta um cursinho pré-vestibular e pretende cursar Nutrição ou Fonoaudiologia, destacou a importância do GerAção Enem.
“Aprendemos muita coisa, principalmente sobre redação e algumas disciplinas da área de exatas. Além disso, essas dicas de equilíbrio emocional ajudam a controlar a ansiedade dessa época do terceiro ano. Esse evento vai nos deixar mais confiantes para enfrentar o Enem valendo de verdade este ano”, disse a estudante.
Arthur Duarte, 18 anos, colega de Milka no CED 308, pretende cursar Física. Ele destacou a importância de se preparar antecipadamente, especialmente na área de exatas, que exige raciocínio lógico e concentração.
“O apoio da escola e de programas como o GerAção Enem é fundamental, não só para revisar a matéria, mas também para controlar o aspecto emocional, evitando nervosismo e esquecimentos durante a prova. Equilibrar conhecimento e gestão do tempo é essencial para chegar confiante no Enem”, afirmou o participante.
Estratégia e futuro
Além das orientações para a prova, os alunos receberam informações sobre o momento pós-Enem, incluindo detalhes sobre universidades nacionais e internacionais que aceitam a nota do exame, bem como o funcionamento das seleções pelo Sisu, Prouni e Fies.
A professora e palestrante Regina Cotrim destacou que conhecer essas oportunidades ajuda os estudantes a se sentirem mais seguros. “Quanto mais informação os alunos tiverem sobre como utilizar a nota do Enem, mais tranquilos e confiantes estarão para encarar a prova e planejar o futuro”, afirmou.
A preparação contou ainda com uma aula sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI), ministrada pelo professor Ney Vieira. Ele explicou que o Enem é uma prova de estratégia e coerência, orientando os alunos a começar pelas questões fáceis e seguir para as médias.
“Fazer prova não é apenas responder questões, é ter estratégia, disciplina e resiliência. Quem souber usar o tempo e a TRI com inteligência pode transformar sua nota e conquistar grandes oportunidades”, enfatiza o educador.
A professora Tatiana Brasileiro, responsável pela aula de redação, ressaltou o feedback positivo de alunos da edição passada, que conquistaram boas notas e aprovações. “Quando o estudante vai para a prova com a estrutura correta e confiança, consegue produzir melhor e elevar sua nota, conquistando a aprovação dos sonhos”, finaliza a professora.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










