Por Kleber Karpov
O Grupo Sabin inaugurou sua primeira unidade digital de diagnósticos e saúde no bairro Noroeste, em Brasília (DF). O projeto-piloto, focado em análises clínicas, visa otimizar a jornada do cliente por meio da tecnologia. O modelo substitui os guichês tradicionais por totens de autoatendimento, permitindo que o paciente realize agendamento, compra e autorização de exames previamente por canais digitais e, ao chegar ao local, utilize um QR Code para seguir diretamente à coleta.
Jornada digital
A iniciativa reflete a tendência de autoatendimento na saúde, impulsionada pela demanda por experiências rápidas e personalizadas. No novo formato, o paciente realiza toda a preparação para os exames de forma antecipada.
Ao chegar à unidade, o cliente utiliza um QR Code nos totens para fazer o check-in e é direcionado ao box de coleta, sem a necessidade de filas ou etapas intermediárias. Os resultados dos exames também são disponibilizados online, por meio do site e do aplicativo da empresa.
A presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, afirma que a tecnologia facilita a autonomia do cliente e está alinhada às novas expectativas de consumo. “Com a unidade digital, o paciente tem uma jornada mais ágil, em que a tecnologia facilita o atendimento e dá mais autonomia. O objetivo é oferecer uma experiência alinhada às expectativas dos clientes cada vez mais conectados e atentos ao cuidado com a própria saúde”.
A executiva ressaltou que o espaço foi projetado para manter a hospitalidade da marca, oferecendo um café para viagem. “Nosso olhar está voltado para o futuro da saúde, em que inovação e empatia caminham juntas. É possível digitalizar processos sem perder o acolhimento que o paciente espera”.
Expansão do modelo
Segundo Lídia Abdalla, o modelo piloto poderá ser replicado futuramente em outras regionais, aumentando a capilaridade da marca. Atualmente, o Grupo Sabin possui 358 unidades distribuídas em 78 cidades, de 14 estados e do Distrito Federal.
A nova unidade é resultado de uma trajetória de inovação digital que a empresa tem construído nos últimos anos. A companhia avançou na integração de novas aquisições e no aprimoramento de suas plataformas digitais, combinando excelência operacional e inovação.
Serviço: Unidade Digital Sabin
Endereço: Edifício Parque Mall – CLNW 10/11, Lote C, Loja 106, Noroeste, Brasília (DF)
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 6h30 às 12h, e aos sábados, das 7h às 12h
Mais informações e agendamentos: sabin.com.br/unidadedigital.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










