Por Kleber Karpov
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, participou neste sábado (18/Out) da abertura da terceira edição da feira #NoEntornoTem, realizada no estacionamento do Complexo Cultural da Torre de TV, antiga Funarte. O evento gratuito, que celebra a integração entre Brasília e a Região Metropolitana, ocorre até domingo (19/Out). A feira reúne expositores de 13 cidades do Entorno e de municípios como Alto Paraíso, Corumbá de Goiás e Pirenópolis, promovendo gastronomia, arte, artesanato e variedades da produção local.
“A capital da República recebendo todos os prefeitos da região metropolitana e também o governador Caiado é um momento de muita alegria. Estou há muitos anos no Distrito Federal, mas sou goiana também e a gente sabe que precisa dessa integração, de que os serviços públicos também estejam funcionando no estado de Goiás e no Distrito Federal, porque não tem muro entre Goiás e DF. Tem pessoas que trabalham aqui e moram lá, é uma grande integração o que nós estamos fazendo nesse atual governo”, declarou Celina Leão.
A iniciativa é promovida em parceria entre representantes dos governos do Distrito Federal e de Goiás, visando fortalecer o desenvolvimento econômico e o turismo regional. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, esteve presente e enalteceu a parceria.
“É uma forma de mostrar à capital do país, que está dentro de Goiás, e mostrar para o Brasil todo o potencial da gastronomia, do artesanato, do turismo e da cultura goiana, além dos negócios e empreendimentos na região do Entorno”, afirmou Caiado.
Vitrine de oportunidades
O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, destacou a importância da feira como vitrine de serviços e produtos, capaz de movimentar a economia local e do Entorno.
“É um evento que traz o que as cidades produzem e têm de melhor. A gente passa cidade por cidade vendo a qualidade dos produtos e como a integração econômica está acontecendo entre essas duas regiões que, ao final, é uma soma. Aqui é um fomento da economia para mostrar as potencialidades que têm a nossa cidade e o Entorno, levando os produtos para casa, com novidades incríveis. Eu achei até rapadura com pequi, que é uma coisa fantástica”, relatou Pires de Araújo.
Entre os expositores, a coordenadora de turismo Bruna Paiva, 37 anos, de Cocalzinho de Goiás, exaltou a oportunidade de promoção do trabalho local.
“É muito importante para mostrar o que a gente tem de melhor no município. Estamos expondo, além das nossas belezas naturais, queijos, vinhos, mel e produtos artesanais que temos. E fomenta muito o turismo: por serem cidades muito próximas, as pessoas que estão aqui às vezes querem um refúgio diferente e chegam até nós. A gente sentia que não era parte nem de Brasília e nem de Goiás, e essa união entre os estados é muito importante porque a maioria dos turistas que nos visitam são do DF”, disse Bruna Paiva.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










