Por Kleber Karpov
O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Senac, apresentou a gastronomia e a cultura cearense durante a Semana da Gastronomia Regional em Brasília, realizada entre 6 e 9 de outubro (06/Out a 09/Out). O evento, promovido pelo Departamento Nacional do Senac, destacou o projeto “Museus Orgânicos” e ocorreu nos Restaurantes-Escola do Senac na CNC, Câmara dos Deputados e Senado Federal, visando valorizar a tradição e o saber popular do estado.
A edição teve como tema “Museus Orgânicos – o museu onde você come a arte”. O projeto é uma idealização do Sesc Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande. A proposta busca uma nova forma de vivenciar o saber popular diretamente nas casas de mestres da cultura que preservam tradições e ofícios herdados por gerações.
Experiências em Brasília

Durante os quatro dias de evento, chefs e instrutores do Senac Ceará apresentaram menus e experiências inspirados em quatro Museus Orgânicos específicos. Os locais homenageados foram o Café Museu Jaibaras, o Museu Casa do Doce de João Martins, o Espaço Gastronômico Cultural Albertu’s Restaurante e o Museu Orgânico Casa dos Licores.
A programação na capital federal incluiu aulas-show e almoços temáticos. Os eventos foram realizados nos Restaurantes-Escola do Senac localizados na Confederação Nacional do Comércio (CNC), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Cultura e Economia Criativa
O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, esteve presente e destacou que a participação do estado reafirma o compromisso da instituição em valorizar a cultura e o turismo através da gastronomia.
“Parabenizo o Senac Nacional e a CNC por essa oportunidade que permite aos regionais trazerem sua culinária e cultura. Unimos gastronomia, arte e os Museus Orgânicos, um sucesso que tem valorizado muito a tradição do Ceará”, destacou Gastão.

O presidente também ressaltou que a Semana da Gastronomia Regional representa a integração entre a formação profissional, a identidade cultural e a economia criativa.
“Esses eventos mostram como a gastronomia é uma expressão viva da nossa cultura. Cada cardápio apresentado em Brasília traduziu o Ceará em seus sabores, aromas e histórias, levando à mesa o trabalho dos mestres da tradição popular e da agricultura familiar”, afirmou Gastão.
Encerramento
O evento reuniu nomes da gastronomia cearense, como a chef Raquel Holanda, responsável pelos almoços temáticos, e a confeiteira Larissa Mendes, autora das sobremesas inspiradas nos doces artesanais locais. Os instrutores Lucas Braga e Beatriz Lima conduziram a aula-show de abertura, unindo tradição, técnica e afetividade.
O encerramento foi marcado por apresentações da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. O grupo, originário do Crato e com mais de cem anos de história, é considerado um símbolo vivo da cultura nordestina e encantou o público em Brasília.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;













