Por Kleber Karpov
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na segunda-feira (13/Out), um alerta de chuvas intensas para o Distrito Federal, com previsões de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de até 60 km/h. O aviso meteorológico indica baixo risco de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas, mas a população deve permanecer atenta às mudanças climáticas, uma vez que o cenário de tempo úmido deve ser passageiro.
Transição para o período chuvoso
Segundo o Inmet, o Distrito Federal está em um período de transição entre as estações seca e chuvosa, o que favorece a ocorrência de chuvas isoladas e de baixo volume. O instituto esclarece, no entanto, que a consolidação do período chuvoso depende da persistência das precipitações e da chegada contínua de umidade da região amazônica. A tendência é que a baixa umidade do ar retorne a partir de quarta-feira (15/Out), com a possibilidade de um novo alerta.
Na última semana, a capital federal registrou um índice crítico de umidade relativa do ar, com mínima de 8%, a mais baixa do ano. O Inmet mantém o alerta amarelo para a baixa umidade até a segunda quinzena de outubro, recomendando a hidratação constante, o uso de hidratantes e a umidificação dos ambientes.
Cuidados com a saúde
A chefe do serviço de Nefrologia do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), a médica Núbia Moreira, reforça a necessidade de cuidados especiais durante o período de clima seco. A especialista recomenda a ingestão de 30 a 40 ml de água por quilo corporal ao dia, além do uso de cremes hidratantes, protetor labial e soro fisiológico.
A médica também aconselha que as atividades físicas sejam praticadas no início da manhã ou no fim do dia, quando as temperaturas estão mais amenas.
“Os banhos devem ser mais rápidos e frios, a ingestão de álcool e café deve ser reduzida, porque são diuréticos e favorecem a desidratação”, explica a nefrologista. Ela ressalta ainda a importância de uma alimentação rica em frutas e vegetais, e com baixo teor de sódio, para evitar a desidratação e auxiliar no controle da pressão arterial.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










