Por Kleber Karpov
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última quinta-feira (10/Out), a comercialização de produtos à base de cannabis das empresas Hemp Vegan e Cannafy, além de itens feitos com cogumelos da marca De Volta às Raízes. A medida, oficializada pela Resolução 3.987/2025, publicada no Diário Oficial da União, foi motivada pela ausência de registro ou autorização sanitária para os produtos.
Irregularidades constatadas
Segundo a Anvisa, os produtos da Hemp Vegan, além de não possuírem autorização, são “fabricados por empresa desconhecida”. A proibição se aplica a todos os lotes de itens como óleos, bálsamos, gomas e pastas de CBD. A Agência Brasil informou ter entrado em contato com a empresa, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.
A fiscalização também mirou a Cannafy Serviços de Internet, que, de acordo com a agência reguladora, comercializa produtos sem registro e de fabricantes sem autorização de funcionamento. A determinação atinge todos os lotes de produtos das marcas CBDM Gummy, Canna River e Rare Cannabinoid.
Posicionamento das empresas
Em seu site, a Cannafy informou que não fabrica nem comercializa produtos de cannabis no Brasil, atuando apenas como facilitadora do contato entre pacientes brasileiros e fornecedores estrangeiros. A empresa declarou ainda que garante que todas as importações são previamente autorizadas pela Anvisa, conforme a legislação vigente.
A empresa De Volta às Raízes, que teve todos os seus produtos à base de cogumelos proibidos, também se manifestou. Em seu site, a marca explica que os itens são utilizados na Medicina Tradicional Chinesa e “não se enquadram como medicamentos, portanto, estão dispensados de registro no Ministério da Saúde conforme a Resolução nº 240/2018”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










