Por Kleber Karpov
Um projeto inovador, a Caravana do Empreendedorismo Feminino, está percorrendo o Distrito Federal e cidades goianas com a missão clara de transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa visa a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo, e vai capacitar presencialmente e online cerca de 4.800 mulheres a partir de 16 anos. O objetivo é promover aprendizado e oportunidade de geração de renda, combatendo o machismo com autonomia.
A Caravana oferece cursos práticos em diversas áreas, desde panificação, confeitaria, maquiagem, pizzaiolo e marmitaria, até segmentos como informática, construção civil, cabeleireira, barbearia, extensão de cílios e cuidados com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta une prática e teoria, com foco na autonomia financeira e no fortalecimento da autoestima das participantes.
Cronograma e Locais de Capacitação
A primeira etapa do projeto, em Águas Lindas de Goiás (GO), está em andamento, e a segunda etapa terá início em novembro no Distrito Federal.
CRONOGRAMA DOS CURSOS
Etapa 1: Águas Lindas/GO
Período: 06 a 31 de outubro
Local: Prefeitura de Águas Lindas – Estacionamento Interno, AE 4 – Jardim Querência
Cursos oferecidos por data:
- 06 a 10/out: Barbearia, Panificação, Cabeleireiro, Confeitaria
- 13 a 17/out: Design de sobrancelhas, Pizzaiolo, Extensão de cílios, Marmitaria, Limpeza de pele
- 20 a 24/out: Sorveteria, Maquiagem, Vendas, Microagulhamento
- 27 a 31/out: Construção Civil, Unhas em gel, Informática

Etapa 2: Sol Nascente/DF
Período: 03 a 28 de novembro
Cursos oferecidos por data:
- 03 a 07/nov: Barbearia, Panificação
- 10 a 14/nov: Cabeleireiro, Confeitaria, Design de sobrancelhas, Pizzaiolo, Extensão de cílios
- 17 a 21/nov: Marmitaria, Limpeza de pele, Sorveteria, Maquiagem, Vendas, Microagulhamento
- 24 a 28/nov: Construção Civil, Unhas em gel, Informática

Apoio e Visibilidade
Além da qualificação técnica, a Caravana incentiva a criação de pequenos negócios, fornecendo treinamento em gestão, marketing e vendas.
Para ampliar o impacto, o projeto vai mapear 1.000 empresas já comandadas por mulheres nas regiões atendidas, dando visibilidade a esses empreendimentos em um site próprio, que conectará serviços e produtos diretamente ao público consumidor.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










