Por Kleber Karpov
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, um distúrbio neurodegenerativo que afeta o pensamento, o movimento e o comportamento. A informação foi revelada por seu filho, o empresário Augusto Nascimento, em uma publicação em rede social na qual detalhou a progressão dos sintomas do artista, que já convivia com um diagnóstico de Parkinson desde 2022.
Segundo Augusto, os primeiros comportamentos diferentes de Milton surgiram no final do ano passado, com as alterações se acentuando ao longo do tempo. Um episódio de desidratação, fruto da dificuldade do cantor em se alimentar e ingerir líquidos, exigiu apoio médico e acelerou a investigação que levou ao diagnóstico. A demência por corpos de Lewy (DCL) é o terceiro tipo mais comum de demência e tem sintomas parecidos com os do mal de Alzheimer e, nas questões motoras, ao Parkinson.
Diálogos silenciosos
Augusto Nascimento compartilhou de forma emocionada as mudanças na relação com o pai. “Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, escreveu.
Ele relatou o fim de hábitos da dupla, como as ligações durante viagens a trabalho e a curiosidade do pai sobre o cotidiano. Em maio, pai e filho fizeram uma viagem de motorhome pela Europa, descrita por Augusto como uma “despedida desses momentos”. “De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida”, afirmou, destacando que, apesar das limitações, Milton dizia que “havia sido a melhor viagem da vida dele.”
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










