Por Kleber Karpov
O Distrito Federal registrou um saldo positivo de 3.045 empregos com carteira assinada em agosto, elevando para 34,3 mil o total de novos postos criados no acumulado do ano. Os dados do Novo Caged, divulgados nesta segunda-feira (29/Set) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o setor de Serviços foi o grande motor do resultado mensal, compensando as perdas registradas na Indústria e na Construção.
Desempenho dos setores
O desempenho de agosto na capital federal foi impulsionado majoritariamente pelo setor de Serviços, que gerou um saldo de 3.252 novos postos de trabalho. Na sequência, aparecem Comércio, com 384 vagas, e Agropecuária, com 33. Por outro lado, a Indústria (-30) e a Construção (-594) registraram saldos negativos, puxando para baixo o resultado geral do mês.
Perfil das vagas no DF
As novas vagas com carteira assinada criadas em agosto no DF foram ocupadas de forma quase paritária, com 1.539 postos para mulheres e 1.506 para homens. O perfil predominante dos contratados foi de pessoas com ensino médio completo, que preencheram 1.518 vagas. Jovens entre 18 e 24 anos lideraram a geração de empregos por faixa etária, com um saldo de 1.829 vagas.
Cenário Nacional
No contexto brasileiro, o país superou a marca de 1,5 milhão de novos empregos formais nos primeiros oito meses de 2025, elevando o estoque total de vínculos para o recorde de 48,69 milhões. Apenas em agosto, o Brasil gerou um saldo de 147.358 postos de trabalho, com resultados positivos em 25 das 27 unidades da federação.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










