Por Kleber Karpov
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da fabricação, comercialização e uso de lotes de café torrado, suplementos alimentares e whey protein de diferentes marcas. As medidas foram tomadas após a identificação de fragmentos de vidro, falhas graves nas boas práticas de fabricação e informações falsas nos rótulos dos produtos.
A agência ordenou a apreensão de todos os lotes do café torrado e moído extraforte e tradicional da marca Câmara, de fabricante desconhecido. A decisão foi baseada em um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, do Rio de Janeiro, que encontrou fragmentos semelhantes a vidro no lote de número 160229 do produto. A Anvisa reforçou que as empresas indicadas como fabricantes na embalagem não estão regulares.
Suplementos
A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os suplementos alimentares fabricados pela empresa Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. A medida foi motivada por uma inspeção sanitária que constatou “falhas graves nas boas práticas de fabricação”. Entre as irregularidades apontadas estão a ausência de responsável técnico, falhas no controle de qualidade da água e falta de rastreabilidade das matérias-primas e dos produtos acabados.
Por fim, a agência suspendeu o produto Whey Isomix Definition da marca Proteus. A decisão ocorreu após a empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., verdadeira responsável pelo produto, comunicar que interrompeu a fabricação do suplemento no início de 2024 e que não possui qualquer relação com a empresa Nutrimix A. Suplementos SLU, cujo nome aparece em algumas embalagens comercializadas.
A Anvisa alerta que produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade ou segurança, representando riscos à saúde, e podem ser denunciados à Ouvidoria da agência ou pela central de atendimento.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










