Por Kleber Karpov
O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realizou, nesta quinta-feira (25/Set), a 12ª edição do Oncoação, um evento promovido pela Secretaria de Saúde (SES-DF) com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer. A ação reuniu pacientes, familiares e profissionais de saúde em um dia de atendimentos, palestras e atividades de integração, reforçando o compromisso da rede pública de saúde com o cuidado oncológico.
Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, destacou o objetivo de fortalecer a linha de cuidado desde a atenção primária. “Nosso esforço é ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento desde a porta de entrada, que é a Unidade Básica de Saúde. A partir dela, o paciente percorre toda a linha de cuidado até o atendimento especializado. Trabalhamos para reduzir filas e garantir que o cuidado chegue de forma rápida e integrada”, afirmou.
Programação
Ao longo do dia, o público teve acesso a rodas de conversa, orientações sobre prevenção, vacinação contra o HPV para jovens de 9 a 19 anos e agendamento de exames de rastreamento, como papanicolau e PSA. Também foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia, auriculoterapia e podologia.
A iniciativa incluiu a realização de 50 consultas de rastreamento com dermatologista, cirurgião oncológico e mastologista. Além disso, 60 pacientes que aguardavam a primeira avaliação em oncologia foram atendidos, o que contribuiu para acelerar o início do tratamento. Elaine Cristina Alves, 46 anos, paciente em tratamento contra o câncer de mama no HRT desde março de 2024, elogiou a ação. “A iniciativa é excelente. Nos sentimos acolhidas, pois é um momento de apoio, especialmente para nós, pacientes oncológicas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, disse.
Referência
O HRT se consolidou como referência em oncologia no DF e no Centro-Oeste, especialmente após ser habilitado, em agosto de 2025, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com serviço de radioterapia. A certificação permite que o hospital receba investimentos do Ministério da Saúde para ampliar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










