Por Kleber Karpov
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal, por meio da Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS), intensifica ações para a segurança do paciente, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17/Set. Com o tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, a campanha de 2025 busca conscientizar profissionais e o público sobre a vulnerabilidade dessa faixa etária a danos evitáveis nos serviços de saúde.
O apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) é por medidas urgentes para eliminar falhas nos cuidados pediátricos e neonatais, sob o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A mobilização dá continuidade a campanhas anteriores focadas em temas como parto seguro, segurança dos profissionais de saúde e uso correto de medicamentos, reafirmando o direito de todas as crianças a um atendimento seguro.
Atuação no Distrito Federal
No DF, a GRSS atua para melhorar o comprometimento dos serviços de saúde com a qualidade e a segurança, por meio de ações de prevenção e controle de eventos adversos. A gerência monitora a notificação de falhas e infecções e promove educação sanitária junto aos Núcleos de Segurança do Paciente e aos Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.
Além disso, a GRSS realiza inspeções sanitárias para verificar a implementação de protocolos essenciais de segurança, como a prevenção de infecções, quedas e lesões por pressão, a identificação correta dos pacientes, a cirurgia segura e o uso adequado de medicamentos.
O papel do cidadão
A gerência destaca a importância da participação de pacientes e acompanhantes no processo. É fundamental observar se a instituição de saúde adota protocolos para evitar falhas durante a assistência. A GRSS disponibiliza material de orientação sobre o tema no portal da Secretaria de Saúde.
Caso o cidadão identifique riscos que possam causar danos, a orientação é informar ao Núcleo de Segurança do Paciente do próprio serviço de saúde e registrar uma ocorrência na Vigilância Sanitária pelos canais da Ouvidoria, no site Participa DF ou pelo telefone 162.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










